Hipoglicemia é um substantivo feminino. O termo vem do Grego hypo-, que significa “sob, abaixo”, mais glykys, que quer dizer “doce”.
O significado de Hipoglicemia se refere a um distúrbio caracterizado pela baixa concentração de glicose na corrente sanguínea (glicemia). Em geral, essa condição é mais frequente em pessoas que sofrem com diabetes.
A hipoglicemia define a queda vertiginosa das taxas de açúcar no sangue, o que acaba gerando diversos sintomas clássicos, entre os quais:
A glicemia baixa – hipoglicemia – pode ser dividida em dois tipos: a hipoglicemia de jejum e a pós-prandial (ou reativa), que acontece após as refeições.
Sobre a hipoglicemia de jejum, é possível apontar como causas:
Já a hipoglicemia pós-prandial ou reativa acontece em torno de três a cinco horas depois das refeições, sendo causada por uma instabilidade entre os níveis de insulina e glicose no sangue.
Os índices glicêmicos não são totalmente unânimes, pois cada indivíduo tem limiares sintomáticos distintos. Entretanto, é comum destacar que glicemias superiores a 70 mg/dL são tidas como normais, mas glicemias inferiores a 54 mg/dL já são um indicativo de hipoglicemia.
É claro que para pessoas diabéticas, o nível de hipoglicemia é iniciado a partir da concentração de 70 mg/dL.
Tríade de Whipple é o nome dado às 3 características fundamentais que podem determinar um episódio de hipoglicemia. São eles:
O método de tratamento da hipoglicemia depende da causa associada. Por exemplo, é possível que o problema seja tratado por meio da privação de álcool em jejum, de mudanças de medicamentos ou mesmo na retirada cirúrgica de tumores.
Na hipoglicemia reativa, é essencial que as crises sejam evitadas – a melhor forma é restringir o consumo de açúcares, principalmente nos casos de diabéticos.
A hipoglicemia ainda pode ser classificada em:
Quando a glicemia atinge valores entre 52 ou 56 mg/dL. Tal hipoglicemia pode fazer com que a pessoa sofra acidentes, lesões, estado de coma ou até a morte, em especial por não ser capaz de melhorar a condição por si própria, necessitando de ajuda de outra pessoa para tomar as medidas de correção dos baixos níveis de glicose.
Quando a glicemia atinge valores inferiores a 70 mg/dL, mas o paciente pode cuidar de si mesmo, reconhecendo os sintomas, pois eles serão leves e/ou moderados.
A glicemia nesse tipo também pode chegar a valores inferiores a 70 mg/dL, entretanto não existem quaisquer sintomas típicos, isto é, certas pessoas sofrem com a baixa glicose no sangue de maneira assintomática, o que pode gerar alguns perigos da mesma forma que a hipoglicemia severa.
De mesmos valores que os anteriores, esse tipo pode aparecer sintomas prováveis de hipoglicemia, mas não há possibilidade de realização da glicemia capilar (exame para avaliar o nível de glicemia). Sendo assim, é realizada a ingestão de alimentos que melhoram os sintomas.
Ou seja, é possivelmente causada pela diminuição da glicose inferior a 70 mg/dL, mas sem medição de glicemia.
Ocorre habitualmente em pessoas diabéticas e quando a concentração de glicose está superior a 70 mg/dL, mas próxima deste nível. Os sintomas da hipoglicemia são aliviados por meio da ingestão de alimentos.
O significado de Hipoglicemia está na categoria Significados