Significado de Hipócrita


O que é Hipócrita



Hipócrita é aquela pessoa que finge ser o que não é em termos morais, que finge possuir e defender ideias que não segue, não apóia e não aceitaria para si, que condena certos sentimentos, mas que também os sente; que afirma possuir, viver sob certos valores, mas que na verdade, não os segue. O hipócrita é uma pessoa falsa, fingida, que vive veladamente segundo as mesmas normas de conduta que ela mesma condena.

 

O que é hipocrisia?

            A palavra hipocrisia tem dupla origem: do latim hypocrisis e do grego hypokrisis. Tanto no latim como no grego, a palavra hipocrisia surgiu para denominar o trabalho de um ator; o ator é aquele que finge ser quem não é, artisticamente; que representa um papel, que atua; em sua origem, hipocrisia não era um adjetivo depreciativo, mas, sim, usado no campo artístico.

            Já a origem da palavra hipócrita é puramente grega, do termo hypochrités e também, em sua origem, não tinha o significado pejorativo que tem hoje; hipócrita designava justamente o ator. No nascimento do teatro, na Grécia, os atores usavam máscaras para representar seus papéis; escondiam seus verdadeiros “eus”, assumindo, durante aquele espaço de tempo e publicamente, uma identidade que não lhes pertencia. Quando hipocrisia e hipócrita mudaram do campo semântico das artes para este que conhecemos hoje, o indivíduo hipócrita se tornou aquele que publicamente usa uma máscara, metafórica, que esconde quem ele realmente é e que condutas realmente tem.

 

Atitudes hipócritas

            Não existe um “manual” que nos diga que atitudes são hipócritas e que atitudes são verdadeiras; o conceito varia de pessoa para pessoa. Qualquer atitude que contradiga aquilo que a pessoa apregoa é uma atitude hipócrita. O “bom” ou “mau” no julgamento de tais atitudes não está nas atitudes em si e, sim, na contradição em que a pessoa vive; este é o real significado de hipócrita: um alguém que vive sob a diretriz do famoso ditado popular: “faça o que eu falo; não faça o que eu faço”.

            Se nos aprofundarmos um pouco nas questões psicológicas, podemos dizer que, normalmente, as atitudes hipócritas nascem de uma falta de coragem que o indivíduo tem de assumir certas posturas diante da sociedade em que vive; por vezes, essa falta de coragem está alojada num nível subconsciente bastante profundo e a pessoa é hipócrita sem nem se dar conta disso. Outras vezes, diz-se que a pessoa leva uma “vida dupla”, pois para o mundo afirma certos valores, mas secretamente age de forma contrária. Em ambos os casos, o resultado não é outro senão uma existência medíocre. O hipócrita é medíocre porque não pode dedicar 100% de sua energia para se tornar o indivíduo que deseja (consciente ou inconscientemente) ser e vive pela metade, podendo no máximo, obter resultados medianos em todas as atividades que empreende.

 

Onde está a hipocrisia?

            Na nossa sociedade, a hipocrisia é muito presente e, na maior parte dos casos, nós não nos damos conta disso. Não apenas indivíduos caem na armadilha da hipocrisia; empresas, sindicatos, governos, instâncias jurídicas, organizações mundiais, todo o tipo de associação de seres humanos costuma conter boa parte de hipocrisia, bastante velada. Cabe a cada um de nós manter os olhos abertos, voltados para nós mesmos primeiramente (porque podemos ser hipócritas em alguns âmbitos sem nem saber) e voltados também para o mundo, como uma forma de prevenção contra erros, preconceitos, julgamentos e tantas outras atitudes que não trazem nenhum bem a ninguém.

O significado de Hipócrita está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Hipócrita |