Significado de Hiperplasia


O que é Hiperplasia



Hiperplasia é uma palavra empregada na medicina. É o aumento de tamanho de um órgão ou tecido em volume devido à multiplicação do numero de células no organismo.

Pode-se dizer que é a proliferação fisiológica de células que não sofreram o processo de mitose devido à incapacidade de se sintetizar o DNA. Como as células envelhecem, à medida que este processo se realiza a capacidade de realização de mitose é diminuída e, consequentemente, com a falta de telômeros, não há como duplicar o seu DNA. Dessa forma, pode desencadear diversos problemas de saúde como os seguintes:

Hiperplasia Endometrial

É o aumento da parede interna do endométrio com o excesso de estrogênio e que provoca sangramentos menstruais anormais. É necessário procurar ajuda medica para se fazer um tratamento adequado e evitar problemas como câncer e esterilidade. Como prevenção, a mulher deve se consultar regularmente com um ginecologista.

Hiperplasia Prostática

É o aumento da próstata. A sua origem é ainda discutida e uma das hipóteses levantadas por especialistas é que a mesma tenha ligação direta com os níveis hormonais de testosterona. É também conhecida como HPB (Hiperplasia Prostática Benigna) e, dentre os vários sintomas, ocasiona nos homens retenção e dificuldades urinárias, além de uma necessidade frequente de ir ao banheiro.

O risco de ocorrência de Hiperplasia Prostática é maior em homens com 55 anos ou mais que, de acordo com a idade avançada, pode atingir até a metade da população masculina. O recomendável é fazer exames periódicos de próstata e/ou consultar com um urologista.

Hiperplasia Adrenal Congênita

O HAC ou Hiperplasia Congênita da Suprarrenal (HCSR) é um distúrbio que acomete o bom funcionamento das glândulas adrenais que se localizam acima dos rins e tem como função importante produzir os hormônios cortisol e aldosterona. O primeiro reduz as inflamações e controla o nível de estresse enquanto o segundo regula os fluidos do corpo como o sódio e o potássio.

Hiperplasia Linfoide

É o aumento ou inchaço da linfa ocasionado pelos linfócitos como uma espécie de reação a invasão de organismos estranhos no corpo como bactérias e vírus. Uma das formas mais comuns e populares de Hiperplasia Linfoide é a ocorrência de Apendicite, que é a inflamação do apêndice localizado no inicio do intestino grosso.

A ocorrência de apendicite impede o funcionamento do intestino e, para isso, é necessário à intervenção cirúrgica de urgência para evitar o desenvolvimento e provocar males como a peritonite (inflamação do peritônio) e trombose.

Hiperplasia Nodular Focal

É um temor benigno do fígado, cuja ocorrência é maior entre as mulheres. A proliferação de hepatócitos (células do fígado) provoca uma cicatriz estrelada. Contudo, sua causa é ainda desconhecida pode surgir em mulheres entre 30, 40 até 50 anos.

Hiperplasia muscular

É o aumento do numero de células no músculo, cuja produção faz aumentar a cisão longitudinal das fibras de forma linear. Portanto, a mesma não deve ser confundida com hipertrofia muscular que tem como significado o aumento de tamanho e volume das células no corpo humano.

Hiperplasia Foveolar

É o aumento do número de células do estômago o que pode desencadear no aparecimento de inflamação gástrica.

Hiperplasia Gengival

É geralmente provocada pelo uso de medicamentos como fenitoína (indicado para tratamento de convulsões). Além disso, é possível que ocorra tal complicação pelo acúmulo de placa bacteriana ou até algum tipo de trauma que possa atingir o tecido da gengiva.

O significado de Hiperplasia está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Hiperplasia |