Hinduísmo é um substantivo masculino. O termo vem do Persa hindu, que significa “relativo ao rio Indus”.
O significado de Hinduísmo se refere à religião oficial da Índia, além de ser a terceira maior religião do planeta com aproximadamente 1 bilhão de fiéis, perdendo apenas para o Cristianismo e o Islamismo.
O hinduísmo é também caracterizado por ser uma religião complexa por englobar quase todas as outras tradições religiosas da região asiática, excetuando-se o Budismo e o Jainismo.
Como uma das mais antigas religiões do mundo, o hinduísmo não possui um fundador, ao contrário de outras religiões, por isso o caminho para a salvação, conforme ele, pode ser bastante variável.
O hinduísmo pode abranger não somente a religião em si, mas a cultura indiana como um todo, refletindo diretamente na sociedade e nas políticas locais.
Isso quer dizer que as divindades do hinduísmo – que são milhares – fazem parte do dia a dia de uma pessoa, pois mesmo com a existência de templos, as pessoas podem realizar seus cultos em seus próprios lares, pois elas já possuem um espaço (um altar) para homenagear e idolatrar seus deuses favoritos.
Nesse caso, seus dogmas acabam sendo mais flexíveis e permitem a adição de outras tradições, como, por exemplo, as filosofias orientais (como o Budismo) e até mesmo a visão cristã.
Entretanto, mesmo com flexibilidade, deve-se haver respeito com os textos sagrados que, em sua maioria, estão escritos em sânscrito, como o Ramayana e o Mahabharata.
Uma característica do hinduísmo é o seu sistema de castas, o qual serve para dividir a sociedade indiana. Esse sistema é composto por grupos sociais hindus onde há uma separação por:
E existem ainda os párias – os intocáveis – porém não estão inseridos na estrutura social.
O principal símbolo do hinduísmo é o “Om” (ou “Aum”), visto como o som primordial e muito utilizado em técnicas de meditação, mantras e vocalizações. Sua formação em sânscrito é feita por três letras e, quando combinadas, criam o som de “om” ou “aum”. O Om é a representação da divindade da criação – Brahma.
Entre os vários rituais hindus, além da meditação, recitação de textos religiosos e de mantras, essa religião é comumente lembrada pelas práticas de:
No hinduísmo, a morte e a cremação são também assuntos importantes – este último é quase sempre obrigatório.
Rituais de purificação e peregrinações a locais sagrados são características do hinduísmo e um dos locais preferidos dos hindus é o rio Ganges.
Os hindus creem na reencarnação, pois a definem como um ciclo contínuo de renascimento que se atrela à lei moral de causa e efeito, conhecido como Samsara.
O Samsara termina quando a pessoa atinge o Nirvana, estado de total iluminação que se determina pelo autoconhecimento – para ser alcançado, o espírito deve ser muito evoluído e que não precisa mais de reencarnação.
Para os hinduístas, a reencarnação pode acontecer várias vezes e uma alma pode reencarnar em muitas formas, inclusive como animal ou vegetal.
A veneração de imagens dos deuses do hinduísmo é um outro ponto de destaque desta religião, pois os hindus veem a imagem como uma manifestação divina.
Os deuses mais conhecidos – entre as centenas existentes – do hinduísmo são:
Shiva é visto como o criador do Yoga, além de ser o deus da destruição e regeneração.
Veja mais sobre o significado de Yoga.
É um dos membros da Trimurti – trindade –, juntamente com Brahma e Vishnu: todos os três são irmãos.
Por isso, é possível afirmar que o hinduísmo é uma religião politeísta, pois acredita na existência de centenas de divindades.
Embora seja inexata, acredita-se que o hinduísmo tem sua história iniciada ainda na pré-história. Porém, sua formação a partir dos Vedas (as escrituras sagradas para os hindus) ocorreu no período pré-clássico, durante a Idade do Ferro da Índia – um conjunto de crenças foi instituído para formar o hinduísmo védico.
A trindade Brahma-Vishnu-Shiva (que por curiosidade se estenderia para a visão cristã do Pai, Filho e Espírito Santo) marca o período do hinduísmo bramânico.
Depois, o hinduísmo híbrido ocorreu com o advento do próprio Cristianismo e Islamismo.
De toda forma, a dominação inglesa, no século XIX, na Índia, alterou a cultura hindu, fazendo com que os próprios indianos escolhessem o hinduísmo como o caminho para a liberdade. Mahatma Gandhi foi quem conduziu o povo, pacificamente, à independência política.
Hoje em dia, grande parte dos hinduístas se concentra em países como a Índia e o Nepal, além de outras nações próximas, como o Paquistão, Malásia, Singapura, Sri Lanka, entre outros. Na Europa, destaca-se a presença de hindus no Reino Unido, enquanto que no continente americano pode-se citar os Estados Unidos e o Brasil.
No Brasil, a comunidade hindu não é grande, sendo menor ainda do que a comunidade budista.
Muitas outras seitas originárias do hinduísmo surgiram e estão espalhadas pelo mundo, inclusive em território brasileiro, como a “Vertentes”.
Veja também os significados de:
O significado de Hinduísmo está na categoria Significados