Significado de Higiene Ambiental


O que é Higiene Ambiental



Higiene ambiental é o estudo da saúde e como ela é afetada pelo ambiente. Também é o nome dado às medidas tomadas para manter o ambiente humano seguro e saudável para se viver.

Higiene ambiental é fazer sempre a limpeza do ambiente em que vivemos, através do uso de produtos como sabão, água sanitária, detergentes e desinfetantes.

Dessa forma elimina-se toda a sujeira proveniente do uso do ambiente e de poeira que pode se acumular. É primordial para manter as residências, locais públicos e privados em ordem e limpos.

Inclui a eliminação de resíduos, do abastecimento de água potável, controle de segurança alimentar, bem como da moradia. Em sua residência existem inúmeros locais propensos ao acúmulo de germes nocivos ao ser humano:

O vaso sanitário, apesar do que todos imaginam é um dos locais que menos oferece risco de infecção, desde que seja devidamente limpo.

Porém, alguns respingos e formação de aerossol podem ocorrer durante a lavagem, em especial quando alguém da família tem diarreia. Já no lixo, as bactérias podem sobreviver por muito tempo.

A água parada nos tubos de chuveiros pode estar contaminada com microorganismos que se espalham pelo ar quando o chuveiro é ligado. Se um chuveiro não é usado há algum tempo, ele deve ser aberto em temperatura máxima durante alguns minutos antes do uso.

Além disso, a limpeza de banheiros e pias é importante para se evitar odores e torná-los socialmente aceitável. A aceitação social é uma parte importante para incentivar as pessoas a usar o banheiro e lavar as mãos.

Higiene ambiental na cozinha

A higiene ambiental na cozinha é uma série de cuidados que devem ser tomados, a fim de preservar sua saúde e de sua família. Abaixo detalharemos alguns desses cuidados para que você possa ter uma ideia mais ampla do conceito de higiene ambiental na cozinha.

A higiene diária dos locais e superfícies, tais como torneiras, superfícies de trabalho, e superfícies da pia da cozinha, além de sempre lavar as mãos antes de preparar as refeições, são atitudes que reduzem o risco de propagação de germes causadores de doenças.

O cuidado com os alimentos é fundamental. Eles devem ser bem lavados antes de serem preparados, mesmo que sejam cozidos. As verduras devem ser lavadas e higienizadas com uma água sanitária própria para isso.

Além disso, devem ser tomados cuidados com a água potável, bem como filtragem ou fervura.

Outro ponto muito importante é o lixo da cozinha. Muitas pessoas cometem o erro de manter uma pequena lixeira em cima da pia, mas isso é extremamente errado. O lixo da cozinha oferece um rico meio de propagação de microorganismos.

Portanto, o lixo não deve ficar na pia pelos seguintes motivos: pode contaminar a superfície dela, a louça próxima ao lixo, alimentos e bebidas. Muitas vezes, próximo a esse lixo também fica o filtro de água, portanto você pode ter sua água contaminada.

Algo que muitas pessoas também fazem e que está sujeito à contaminação por bactérias é lavar o frango. Vou explicar o motivo: Quando você lava o frango na pia da cozinha, perto do escorredor de pratos ou de alguma louça, podem ocorrer respingos de água do frango.

O frango cru possui inúmeras bactérias, dentre elas a Salmonella. Consequentemente, os respingos de água do frango contaminarão os objetos presentes na pia com essas bactérias. Então, se for lavar o frango antes do preparo, certifique-se de tirar todos os objetos da pia.

Outros cuidados que garantem a higiene ambiental da cozinha são a boa higienização dos panos de limpeza, tentar evitar o uso de colheres de pau e taboa de cortar legumes, feita de madeira. Esses materiais são mais propensos ao acúmulo de bactérias, fungos e até vírus.

Todos esses cuidados e mais alguns, ilustram bem o significado de higiene ambiental na cozinha,

Higiene Ambiental e desenvolvimento de doenças

Uma minuciosa higiene ambiental é importante para a prevenção da transmissão de doenças infecciosas em contextos de saúde. Engloba uma limpeza eficaz de superfícies usando produtos adequados.

Um dos papéis da higiene ambiental é reduzir o número de agentes infecciosos que podem estar presentes nas superfícies e minimizar os riscos de infecção por transferência de microorganismos a uma pessoa através de objetos.

Existem estudos científicos que comprovam que o hábito de lavar as mãos pode reduzir em até 60% o risco de doenças. Portanto, em qualquer ambiente, lavar sempre as mãos é fundamental. Antes e após o uso do banheiro, ao chegar da rua, antes de preparar alimentos, antes e depois de trocar a frauda ou cuidar do seu bebê.

Esse hábito e a correta higienização de alimentos, por exemplo, pode evitar uma infinidade de doenças chamadas de DTA (Doenças Transmitidas por Alimentos). Alguns exemplos são:

  • Botulismos
  • Amebíase
  • Diversas verminoses
  • Toxoplasmose
  • Diarreia por Salmonella
  • Cólera, entre muitas outras.

Higiene Ambiental na Educação Infantil

A higiene ambiental na educação infantil é uma série de métodos que devem ser adotados para formar cidadãos mais conscientes dos riscos aos quais estão expostos em  falta dela.

A higiene ambiental é uma questão cultural. Desde muito cedo, as crianças devem ser educadas a fim de manter o ambiente em que vivem limpo e organizado.

Uma criança que vive em uma casa bagunçada e suja, com adultos que não se importam com higiene, terá muito mais chance de se tornar um adulto desleixado.

Portanto, exemplos de como seguir certo padrão de boa higiene, ambiental e pessoal, devem ser adotados em casa e na escola. Só assim as crianças irão crescer com uma consciência de que sua saúde depende disso.

Muitas vezes, vemos pessoas jogando embalagens vazias nas ruas, fora do lixo. Essas pessoas com certeza não tiveram uma boa educação em sua infância quanto à higiene ambiental.

Alguns métodos que podem ser adotados a fim de educar as crianças quanto a uma boa higiene são:

  • Vídeos educativos: Estes podem conter animações mostrando de forma bem didática, como os microorganismos (bactérias, vírus e fungos) podem afetar nossa saúde.
  • Incentivo através de músicas e cantigas de roda: São formas bem divertidas de educar as crianças para uma boa higiene ambiental.
  • Brincadeiras e jogos: As crianças aprendem muito com esses métodos.

Além destes, muitos outros métodos podem ser adotados para introduzir a higiene ambiental na educação infantil. Além disso, as crianças devem ser conscientizadas de que, não só em sua casa, mas nas ruas também, elas devem contribuir para a higiene ambiental.

Assim, serão formados cidadãos educados, higiênicos e conscientes.

O significado de Higiene Ambiental está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Higiene Ambiental |