Higiene é a ciência ou técnica que trata da conservação da saúde, da limpeza e dos seus asseios com objetos, espaços, instrumentos e exposição ou não do corpo humano.
É uma palavra, cuja origem se reporta a língua grega hygeinos que é uma derivação do nome da deusa Hígia e que designa o que é saudável uma vez que, ela é considerada a protetora da saúde e também da limpeza.
Se refere a própria pessoa e aos hábitos de higiene pessoal. É, portanto, todo o cuidado dispensado ao seu corpo através de produtos e ações que são benéficas ao correto funcionamento do organismo, desde os cuidados básicos como, por exemplo, o banho até o modo como se prepara e ingere os alimentos para se alimentar.
Trata-se de todos os cuidados dedicados as atividades mentais racionais e emocionais para que haja o pleno equilíbrio e que o individuo possa interagir de forma mais sadia e proveitosa com outras pessoas sem que haja atritos. A prática de relaxamentos, cultivos de bons sentimentos e pensamentos positivos e autoestima são vitais para o desenvolvimento humano e defesa da saúde mental.
Diz respeito às praticas diárias e comuns que todas as pessoas realizam para se manter a saúde. Envolve as simples atividades como escovar os dentes (que evita cárie e apodrecimento dos dentes até problemas intestinais), vestir roupas frescas e limpas (para se evitar o acúmulo de ácaros e bactérias) e até se cortas as unhas (para dificultar a presença e manutenção de bactérias que possam ser prejudiciais ao corpo).
É manter a preservação da saúde e higiene do ambiente para que os agentes nocivos não provoquem doenças. De uma simples varredura de chão até a separação correta do lixo caseiro permite criar um ambiente mais limpo e agradável e livre da possibilidade com que bactérias possam se criar e alastrar por toda a região e ocasionando diversos problemas.
São os métodos de correto manejamento de praticas adequadas para a conservação da saúde como, por exemplo, lavar bem os alimentos antes de comer e ferver a água não filtrada antes de ser consumida para a ingestão humana.
Agir corretamente de acordo com a higiene básica é antes de qualquer coisa a forma mais simples de se preservar a saúde e evitar diversos males ao corpo humano.
É adotar os hábitos de limpeza e alimentação que promovam o bem estar e reforçam as defesas naturais do corpo humano. Uma das formas mais simples e eficazes é dormir bem por pelo menos 8 horas por dia que é o método natural de repor energias e até controlar o campo emocional de uma pessoa.
Alguns hábitos comuns podem ser trocados para se evitar problemas de saúde como a ingestão de bebidas alcoólicas, tabaco e o sedentarismo. Isolados ou juntos podem ocasionar problemas cardíacos, diabetes e hipertensão arterial.
Varrer, passar pano com água e desinfetante e lavar espaços de ambientes é uma medida que evita o surgimento e proliferação de bactérias.
Também conhecida como higiene social, ou seja, aquela que envolve outras pessoas. Refere-se aos cuidados e precauções em relação a outros indivíduos como: não dividir objetos de uso pessoal e lavar sempre muito bem as mãos após ter tido contato com objetos sujos como dinheiro, corrimão e maçanetas de portas.
O significado de Higiene está na categoria Significados