Hidrografia é o nome dado à ciência que estuda as águas da superfície da Terra, abrangendo mares, rios, oceanos, lagos, lagoas, lagunas, baias etc., constituindo um ramo da geografia física.
A palavra Hidrografia deriva da junção dos termos gregos “hydro” ou “hydor”, que significa “água”; e “graphia”, que tem como significados “descrição ou estudo de”. Esse sufixo também é comumente usado para descrever as diversas ciências atuais. O registro da palavra e os conceitos de hidrografia, no entanto, já são utilizados há mais de 1500 anos.
Os hidrógrafos são os profissionais que atuam nessa área, responsáveis pela análise e coleta de informações, além de lidarem diretamente com o ramo da meteorologia.
A palavra é, por vezes, grafada na forma incorreta “hidografia”. O certo, no entanto, é “hidrografia”.
Hidrografia do Brasil
O Brasil é conhecido mundo afora por seu incrível complexo hidrográfico, que inclui rios com grandes extensões e impressionante profundidade. Além disso, situa-se no Brasil o Rio Amazonas, o maior do mundo em volume de água, o que dá ao país 8% de toda água doce que está na superfície do planeta.
Como os rios são caudalosos e perenes, as bacias hidrográficas são extensas no país, o que dá ao Brasil um grande destaque em toda a hidrografia do mundo. Esse potencial hídrico é essencial para o desenvolvimento de usinas hidrelétricas, sistema de irrigação e transportes, entre outros.
Mapa da Hidrografia do Brasil
Os mapas hidrográficos do Brasil determinam as doze regiões hidrográficas do país. São elas:
Os rios brasileiros são de predominância pluvial, já que seus períodos de cheias e vazantes são determinados pela chuva. Outra característica da hidrografia brasileira é que a maioria dos rios que deságua no mar nasce no interior do país e percorrem, quase sempre, uma grande distância chegando a atravessar cidades e estados.
O significado de Hidrografia está na categoria Significados