Hidrogel é o nome usado para classificar um gel que é formado por uma rede tridimensional de polímeros e copolímeros hidrofílicos. O seu uso é de muita importância na medicina.
Ele também é composto por 70% a 90% de água, além do óxido de polietileno, a polivinilpirrolidona e a poliacrilamida.
Pode-se ver quais ações o hidrogel executa primariamente ou quais são as indicações para o hidrogel. O hidrogel e suas ações mais importantes são:
O hidrogel também é comumente utilizado em cirurgias plásticas, com o intuito de aumentar o volume de algumas partes especificas do corpo, como por exemplo: coxas e nádegas.
Ele também é usado para dar preenchimento a linhas de expressão e rugas no rosto e pescoço de pacientes que precisam deste tipo de tratamento
Para isso, o hidrogel é injetado sob a pele através de um procedimento cirúrgico que precisa de anestesia local. O profissional habilitado para fazer isso é sempre um cirurgião plástico ou um dermatologista.
O tempo em que o hidrogel irá permanecer no corpo será de até dois anos. Após esse período, ele será completamente absorvido pelo organismo.
Este elemento pode ser usado de outras formas e com outros fins, como por exemplo:
As contraindicações conhecidas sobre o hidrogel são:
O chamado hidrogel amorfo pode apresentar base com glicerina ou água, além de apresentar também em sua composição, os alginatos e carboximetilcelulose de cloreto de sódio, aparecendo a 20%, quando o uso é para fazer tratamentos de feridas secas.
Já a 0,9%, será usado para processos de cicatrização e ainda apresentando alginato de cálcio em sua composição.
O hidrogel amorfo tem aparência transparente, permitindo que a ferida continue sendo visualizada. Ele também pode ser classificado como estéril e não estéril.
O significado de Hidrogel está na categoria Significados