Hesitar é um verbo que pode ser intransitivo ou transitivo direto dependendo do seu uso em uma oração. De origem latina haesitāre, tem os seguintes significados: ato, efeito ou estado de hesitar; ficar em dúvida ou se sentir indeciso diante de uma pessoa ou situação.
Alguém que se encontra hesitante é tomado pela dificuldade em tomar decisões, manifesta incerteza, demonstra falta de segurança ou mesmo se comunica de forma estranha, desconexa e atrapalhada. Deste modo, uma pessoa hesitante não transmite confiança para as demais.
Os sinônimos de hesitar são: oscilar, desconfiar, flutuar, duvidar, vacilar, tartamudear e gaguejar. Já os seus antônimos são: assegurar, certificar, dizer, afirmar, decidir e asseverar.
Hesitar é o título de um compacto duplo de músicas inéditas da banda de rock portuguesa UHF, cuja edição e lançamento foram realizados em 1989 pela Editora Edisom. O Compacto possui três canções divididas em “lado A” e “lado B” que são respectivamente as seguintes: “Hesitar”, “Esta mentira à solta”, “(Fogo) tanto me atrais”.
As duas palavras recebem grafias e significados diferentes. Se hesitar é o mesmo que estado de indecisão ou dificuldade de se tomar uma atitude, o verbo exitar é empregado para se referir ao êxito ou tudo aquilo que está sendo realizado em prol do sucesso ou quando o mesmo já o obteve como resultado.
É comum observar variações como “bom êxito”, cujo uso se assemelha ao emprego da expressão “boa sorte” como, por exemplo, na frase: “João, te desejo bom êxito amanhã na sua prova para o curso de Engenharia”.
Em outras palavras, os termos “hesitar” e “exitar” não podem ser empregados para o mesmo tipo de situação ou caso, devido aos seus significados, como se pode observar nas seguintes frases: “Maria hesitou na hora de confirmar o parcelamento e agora está nervosa” e “Maria confirmou o parcelamento e teve o êxito esperado”.
O significado de Hesitar está na categoria Significados