Significado de Heresia


O que é Heresia



Heresia é uma palavra que vem do grego hairesis e do latim haeresis. E tem como significado original escolha, eleição, opção.

Heresia é uma ideia, teoria ou crença controversa especialmente em relação à religião, e que por isso entra em conflito com o dogma estabelecido ou com determinado contexto social. Ela difere da apostasia, que é a renúncia formal ou abandono de uma religião, e da blasfêmia, que é a injúria ou difamação contra a religião.

Quando uma opinião diferente não é aceita pelas autoridades eclesiásticas ou pela vertente de opinião majoritária que prevalece em determinada época, pode se produzir um contexto conflituoso que leva a uma ruptura, e esse pensamento diferente pode ser tido como uma heresia.

A heresia é então vista como algo fora daquilo que é aceito pela fé e é considerada uma ideia perigosa que pode provocar uma divisão dentro de uma comunidade religiosa. De modo que aquele que é considerado herege, ou seja, aquele que manifesta a heresia, pode receber uma sentença de natureza disciplinar por não se subordinar a autoridade eclesiástica, ou conforme a gravidade do caso, pode mesmo vir a ser excomungado pela igreja.

Podemos entender a heresia observando alguns exemplos. Se alguém diz que Maria, mãe de Jesus, não era virgem quando dele engravidou, essa pessoa está cometendo uma heresia para com o dogma cristão. Assim como dizer que Jesus não era filho de Deus, mas só um homem comum que viveu há 2000 anos, é uma heresia. Ideias como essas eram tão graves na idade média e em parte da idade moderna que pessoas eram condenadas a morte nesse período por professa-las.

A heresia, então, surge a partir de diferentes opiniões a respeito do que é a verdade, quando esta é tida como um dogma, algo que deve ser aceito e não pode ser discutido. Entretanto, heresia também aparece fora do âmbito da religião. Se numa cultura temos uma ideia aceita como uma verdade que está muito fortemente arraigada, pode ser considerada uma heresia quando esta ideia é contrariada ou contestada.

Quando dois ou mais grupos entendem de uma forma diferente uma verdade da existência, temos um terreno fértil para o surgimento de uma heresia. A Igreja Católica é a instituição religiosa que ao longo da história mais teve uma postura rígida em relação aos seus dogmas. E numa busca de ter o poder absoluto, condenou com veemência todos aqueles que se opuseram as suas verdades.

Santa Inquisição

A Inquisição consiste numa série de medidas tomadas pela Igreja Católica a partir do século XII, ou seja, durante a idade média, para combater todo tipo de doutrina ou atitude que a instituição então julgava ser heresia. Entre várias correntes de pensamento ou interpretações da bíblia e da religiosidade perseguidas pela Igreja, podemos citar, por exemplo, o islamismo e o judaísmo.

A partir do século XVI a Santa Inquisição toma um novo fôlego, dada a Reforma Protestante desencadeada por Martinho Lutero e ao grande número de adeptos que essas novas ideias alcançavam.

Aqueles que eram condenados pelos inquisidores, sofriam desde torturas as mais terríveis, que visavam fazer com que o herege pagasse por seu pecado, se arrependesse e se convertesse a fé católica, ou até mesmo a morte. Como no caso de Joana d’Arc, que foi acusada de ser uma bruxa e foi queimada viva numa fogueira em praça pública.

Galileu Galilei e Martinho Lutero são casos clássicos de pessoas que foram excomungadas e condenadas pela Igreja Católica por acusação de heresia. Galileu Galilei foi condenado por defender que a terra era redonda e que não era o centro do universo, pois girava em torno do sol. Lutero foi condenado por criticar as práticas da Igreja e acabou sendo o percursor do protestantismo.

O significado de Heresia está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Heresia |