Hemoglobina é uma espécie de proteína que é encontrada no interior das hemácias. É um tipo de pigmento no sangue que tem como responsabilidade realizar o transporte do oxigênio dos pulmões aos tecidos do corpo.
A hemoglobina (ou na sua forma abreviada Hb) possui outras importantes atribuições como, por exemplo, participar do processo de transporte dos nutrientes para todas as células do corpo. Ela combina com o oxigênio - o que lhe permite transportá-lo em uma quantidade equivalente a 20 vezes o seu próprio volume – e pigmenta os glóbulos vermelhos com a respectiva tonalidade.
Basicamente, são conhecidos três tipos de hemoglobina, a saber:
A anemia acontece quando há uma diminuição da quantidade de hemoglobina no sangue ou mesmo de glóbulos vermelhos (hemoglobina baixa). Embora também seja possível com a diminuição da capacidade sanguínea de realizar o transporte do oxigênio.
Os sintomas da Anemia são perceptíveis, já que acomete o indivíduo com significativo cansaço, fadiga, dificuldade em realizar as atividades físicas costumeiras e até falta de ar.
Como o nome sugere, é a parte da hemoglobina que se liga à glicose devido à concentração de açúcar no sangue. Se durante o tempo de vida de uma hemácia (aproximadamente 90 dias) as taxas de glicose aumentarem, logo haverá também o aumento dos níveis de hemoglobina glicada.
Conhecida cientificamente como hemoglobinúria, ocorre quando há a destruição da hemoglobina e sua eliminação através da urina, cuja tonalidade pode tomar o aspecto avermelhado ou transparente.
Sua detecção é realizada somente por exame químico em que se utiliza uma tira reagente ou então pelo microscópio e o tratamento por um urologista.
O significado de Hemoglobina está na categoria Significados