Hematúria é a palavra utilizada para se referir ao ato de eliminação de forma anormal dos glóbulos vermelhos e das hemácias através da urina. Hematúria é uma palavra de origem grega formada por três termos, a saber: haima que significa sangue, ouron que é o mesmo que urina e ia que se refere a estado. Assim sendo, Hematúria é compreendida como a presença de sangue na urina.
O surgimento de hematúria no organismo pode indicar a presença de doenças relacionadas aos rins, assim como do trato urinário. É muito comum observar alguns casos na análise urinária realizada em crianças.
O diagnóstico é feito por meio de análise microscópica da urina, cujas amostras utilizadas devem ser duas para que o resultado seja corretamente confirmado. Existem quatro tipos de hematúrias: as microscópicas ou macroscópicas, sintomáticas ou assintomáticas, transitórias ou permanentes, associadas ou não a outros achados.
Na hematúria macroscópica, a perda de sangue é grande e acaba provocando a mudança na coloração da urina que passa a ser mais escura com aspecto mais avermelhado. Não se deve considerar como caso de hematúria quando o individuo consome determinados alimentos como, por exemplo, a beterraba, uma vez que ela mesma causa certa vermelhidão na urina.
Em contrapartida, nos casos de hematúria microscópica, a perda de sangue é menor e por isso mesmo nem sempre altera a coloração normal da urina. A sua detecção é realizada mediante análise em microscópio óptico com a estimativa aproximada de células que são expelidas na urina.
As principais causas de hematúria são as seguintes: Inflamações da bexiga ou mesmo da próstata, infecções, litíases e algumas drogas como, por exemplo, penicilina, cefalosporina e antiacogulantes. Por outro lado, drogas como a fenolftaleína conseguem mimetizar a hematúria.
Quanto à mortalidade ou morbidade, as hematúrias em si são benignas, mas se estiver associada a certos fatores como a hipertensão, proteinúria ou mesmo alteração de creatinina deve ser observada com devida atenção.
O tratamento da hematúria é realizado quando a mesma está associada a outros fatores ou anormalidades do organismo, e neste caso o tratamento é voltado para a doença em questão. Em alguns casos poderá ser indicada a cirurgia quando se observa a presença de tumores, cálculo renal ou má formação dos rins.
Nesse ínterim, se a causa da hematúria estiver associada ao metabolismo será indicada ao paciente uma dieta. No entanto, quando a hematúria é isolada não há necessidade de se fazer um tratamento.
O significado de Hematuria está na categoria Significados