O hedonismo é caracterizado como uma doutrina moral que defende que o único propósito da vida é a busca pelo prazer.
É uma doutrina filosófica-moral que teve origem na Grécia, e seu fundador foi Aristipo de Cirene, contemporâneo de Sócrates. Em suas origens, o significado de hedonismo está voltado para a busca egoísta do prazer passageiro e momentâneo, fato que a tornou símbolo de decadência. Porém, o significado original do hedonismo como doutrina é a busca da felicidade. Ela possui dois pontos importantes como base: o prazer e a dor, que segundo Aristipo eram os dois estados da alma. Ele defendia ainda, que independente da origem do prazer a sensação é a mesma, por isso, para se alcançar a felicidade, é preciso aumentar o prazer e diminuir a dor.
Epicuro foi um dos grandes nomes relacionados ao hedonismo. Algum tempo depois de Aristipo criar o hedonismo cirenaico, ele criou o epicurismo com o objetivo de aperfeiçoar a primeira linha de pensamento. Epicuro pensava diferente de Aristipo, que defendia que quanto mais intenso o prazer, melhor, não importando de onde venha. Para ele, o prazer deve existir sim, porém com moderação. Esta doutrina dá ao prazer uma posição mais passiva, já que no epicurismo, este é apenas a ausência da dor. Ela defende ainda que as pessoas devam se distanciar de tudo que possa lhes causar sofrimento e dor.
A palavra hedonismo é originária do grego hedonikos e significa prazeroso. O termo hedonikos por sua vez, tem origem na palavra hedonê, que tem como significado, prazer.
De acordo com a gramática da língua portuguesa, a palavra hedonismo é um substantivo masculino, e no plural hedonismos.
Prazer significado
Como o significado da palavra prazer muitas vezes está ligado à concepção de algo passageiro, o hedonismo é rejeitado por muitas religiões que o vêem como uma linha de pensamento que diverge dos seus ensinamentos doutrinários, já que este enfatiza a busca excessiva do prazer.
O hedonismo ético e o hedonismo psicológico são as duas vertentes da doutrina hedonista.
O hedonismo psicológico defende a ideia de que o ser humano é movido pela busca do prazer, ou seja, todas as suas ações têm o objetivo de diminuir ao máximo o sofrimento e extrair o máximo de prazer.
Já a ética hedonista defende a ideia de que as coisas mais importantes da vida de um ser humano são o prazer e os seus bens materiais.
O significado de Hedonismo está na categoria Significados