Harém é um substantivo masculino singular, com origem na palavra árabe harãm.
Harém, para a cultura árabe, a parte da casa proibida para outros homens, sendo que constitui-se de um grupo de mulheres que habitam e compartilham um lar, com um matrimônio poligâmico e suas regras.
Ou seja, harém é um palácio ou cômodo da casa que outras pessoas (mulheres, crianças e homens) não tem permissão de entrar e permanecer, se não aqueles que pertencem à família.
O harém também tem como significado casas de prostituição, de modo a ser um sentido figurado.
O harém, porém, é proibido especialmente em quase todos os países de culturas islã e muçulmana. Países que são exceções são a Arábia Saudita e algumas regiões pertencentes ao Golfo Pérsico.
Em outras culturas, um harém é visto como uma “Casa da Felicidade”, pois o dono do harém poderia satisfazer todas as suas necessidades sexuais de maneira livre, onde tem o poder “divino” de deixar várias mulheres enclausuradas à sua disposição, de forma exclusiva.
Essas mulheres também são chamadas de odaliscas.
Possuir um harém era sinônimo de grande riqueza, pois era uma posição cara, já que o dono do harém precisava ter muito dinheiro para sustentar as múltiplas mulheres. Cada odalisca recebe um “dote”, como se fosse uma herança dada pelo dono do harém.
Os haréns, geralmente, eram administrados por eunucos, homens que eram castrados, de modo que não pudessem se envolver sexualmente com as mulheres do patrão (dono do harém).
Na visão ocidental atual, o significado de harém é similar um oásis no meio do deserto, isto é, um lugar considerado sagrado e místico, de tranquilidade, prazer e luxúria.
Outro pensamento ultrapassado é o fato de considerarem o harém como uma orgia. Na realidade, o harém tem uma organização impecável, sendo que existe uma escala para fazer a seleção de qual mulher vai passar a noite com o dono do harém.
O harém, na cultura japonesa, é um gênero de anime e mangá, desenhos animados e revistas em quadrinhos, respectivamente.
Refere-se a um personagem masculino ou feminino, que está sempre cercado/rodeado por vários outros personagens do sexo oposto. São consideradas comédias românticas, mas podem existir outros tipos. Por exemplo, o protagonista, sendo masculino, é cercado, geralmente de forma amorosa, por três ou mais personagens do sexo oposto ao seu.
Alguns considerado que o harém é construído através de um fetiche primário, mas, geralmente, não é necessário ser romântico, ou seja, um personagem do sexo masculino pode estar cercado de personagens femininas, mas nenhuma delas precisa aparentar ter interesse nele.
É claro que a maioria dos animes/mangás tem um foco maior na perversão como também na comédia acerca de todos os outros personagens quando ficam em situações embaraçosas.
Há o termo harém inverso, que significa que a personagem principal é uma mulher, onde vários personagens masculinos possuem interesse nela. Desse tipo de história, os animes e mangás são classificados como shoujo, que significa, desenhos para meninas adolescentes.
O significado de Harém está na categoria Significados