Happy-hour é uma reunião descontraída com colegas de trabalho, em bares normalmente, após o expediente; pode também ser entre colegas de estudo. O happy-hour é comum em muitos países, como no Brasil.
A expressão happy-hour vem do inglês. Ao pé da letra, a tradução de happy-hour é hora feliz. A origem do happy-hour remonta à década de 1920, na marinha americana, quando happy era uma palavra usada pelos marinheiros para designar uma pessoa que estivesse já um pouco bêbada. O happy-hour era um momento de descontração entre os marinheiros.
Nos Estados Unidos, entre os anos de 1920 e 1933, as bebidas alcoólicas foram proibidas. Em todo o território, a fabricação, transporte, comércio, importação e exportação de bebidas de forte teor alcoólico se tornou ilegal.
As principais bebidas incluídas na proibição da Lei Seca eram:
A Lei Seca recebeu também o nome de The Noble Experiment (do inglês, o nobre experimento, em tradução literal). Havia a crença de que o consumo de bebida alcoólica era uma das grandes causas da criminalidade e, com a medida, o governo acreditava estar reduzindo o índice de criminalidade. No começo, a medida foi bastante popular, mas foi rapidamente perdendo a adesão da população e o resultado foi o oposto do desejado: surgiu o comércio ilegal, que cresceu muito devido a certa indiferença do governo, que fazia vista grossa.
As pessoas da alta sociedade se reuniam em locais clandestinos para beber antes de saírem para jantar em lugares públicos.
A Lei Seca acabou por fortalecer o costume do happy-hour.
Uma das figuras mais emblemáticas da história desta época só pôde surgir e crescer em importância graças à Lei Seca. Al Capone, apelidado de Scarface (em referência a uma cicatriz que tinha no rosto) foi considerado um dos maiores gangsteres da história; cometeu crimes como a sonegação de impostos e até mesmo assassinatos, financiado sempre pelo tráfico de bebidas.
No intervalo entre o fim da Lei Seca e a década de 1960, o hábito do happy-hour não sumiu, porém, em 1959, o jornal Saturday Evening Post referiu-se ao hábito de ingerir bebidas alcoólicas antes do jantar e acabou por difundir ainda mais o happy-hour, que já não era mais restrito às classes altas.
Hoje o hábito do happy-hour está mais forte do que nunca. Os bares aproveitam a popularidade do costume como estratégia de marketing, atraindo mais clientes, pois em muitos locais, na hora do happy-hour, as bebidas são vendidas com um preço mais baixo.
Bares e restaurantes aproveitam bastante o happy-hour e investem em locais aconchegantes, em comidinhas típicas de bares, música ao vivo, fazem promoções e quaisquer outros elementos que possam oferecer aos seus clientes muitas happy-hours.
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