Significado de Hamsá


O que é Hamsá



Hamsá significa cinco. É um amuleto em forma de mão conhecido no islamismo, judaísmo e no catolicismo, tendo significados diferentes em cada religião. A mão que representa o Hamsá tornou-se uma imagem extremamente popular, presente em pingentes de colares, estampas de camisetas, isso sem contar na tattoo de Hamsá. Aprenda aqui o que significa esse amuleto para diferentes religiões.

O significado de Hamsá refere-se aos cinco dedos da mão humana. A mão de Hamsá é um talismã contra o mau olhado para os aderentes do islamismo e do judaísmo. O desenho é uma mão direita com cinco dedos simétricos. Na religião judaica, o nome do talismã é Hamesh.

 A forma mais comum do amuleto é a mão com olho. O olho está no centro representando proteção em relação a todo tipo de energia negativa. Mas, a mão de Hamsá pode conter outros símbolos, como a estrela de Davi, a palavra “sucesso” escrita em hebraico, peixe e pombo. Atualmente, um dos símbolos do amuleto é a luta pela paz no Oriente Médio.

Antes de ser usado no islamismo e no judaísmo, o Hamsá já era conhecido no Oriente durante a Antiguidade também para trazer proteção. Também esteve presente na cultura fenícia, onde o talismã era atrelado à deusa Tanit. O amuleto está presente na cultura de quatro grandes religiões, confira os significados da mão de Hamsá para cada uma:

  • Islamismo

O amuleto é chamado de Mão de Fátima no islamismo porque este era o nome da filha caçula do profeta Maomé. Em seu leito de morte, o profeta lhe revelou que o anjo Gabriel disse que Fátima e ele (Maomé) se encontrariam no Reino Celestial. É comum ver mulheres mulçumanas com esse talismã. A mão de Hamsá representa também as cinco mesquitas islâmicas, que por sua vez são os conceitos do islamismo: Shahada (Fé), Salat (Oração), Zakat (Caridade), Sawm (Jejum) e Haji (Peregrinação).

  • Budismo

Chamado de Abhaya Mundra, onde Abhaya significa “falta de medo” em sânscrito e Mundra quer dizer “postura de mão”, o Hamsá representa a força espiritual e está presente no desenho do deus hindu Shiva Nataraja.

  • Catolicismo

Conhecido como Mão de Miriam (para os judeus, Miriam é irmã de Moisés), a mão de Hamsá significa Mão da Benção para o catolicismo. Mesmo com sua relação a nomes do Antigo Testamento, o talismã não é usado pelos praticantes, visto que hoje em dia é tido como um amuleto de sorte, algo ligado a supertição para os católicos mais tradicionais.

Hamsá Tattoo

O desenho mais comum é para cima e com os dedos juntos para atrair boa sorte. Contudo, a figura também pode ser com os dedos afastados para afastar a negatividade. Quando usado para cima, a mão de Hamsá significa o alinhamento com a energia masculina. Quando virado para baixo está alinhado com a energia feminina.

O significado de Hamsá está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Hamsá |