Haja vista nada mais é do que uma expressão popular, cujo significado é o mesmo que basta ver ou tendo em conta. Por se tratar de uma expressão, haja vista é formada por dois termos: haja (é a terceira pessoa do imperativo afirmativo) e vista (um substantivo feminino que diz respeito à visão).
Por ora, haja vista reporta-se à ação de que se deve ver algo rapidamente. Como exemplo, tem-se a seguinte frase: “A reunião da equipe foi reagendada para o período da tarde, haja vista que todos receberão o relatório final do projeto”.
Além do termo haja vista, há também a expressão haja visto, sendo esta pouco utilizada. A junção de haja com o particípio do verbo ver (visto) é uma estrutura verbal geralmente substituída por sua equivalente tenha visto como, por exemplo: “Presume-se que ele tenha visto o anúncio de emprego no jornal de hoje”.
Uma dúvida bastante comum diz respeito à flexão em número do termo haja vista, ou seja, no singular ou no plural (hajam vista). Trata-se de uma discussão bastante comum entre os estudiosos quanto à forma correta.
De todo modo, a flexão só pode ser realizada com o verbo “haja”. Em contrapartida, a palavra vista não pode sofrer flexão, uma vez que ela trate de um substantivo comum referente à visão e/ou o olho. Por exemplo: “O professor dará matéria nova amanhã, haja vista que não posso faltar”.
Sendo assim, o plural de haja vista é hajam vista. Por exemplo: “Não é fácil realizar todas as tarefas do projeto sozinho, hajam vista que existem muitos detalhes a serem trabalhados separadamente”.
Os sinônimos de haja vista são: