Guru é um substantivo de dois gêneros. O termo vem do Sânscrito gurus, que significa “pesado, digno”.
O significado de Guru é popularmente utilizado no mundo, principalmente para a área espiritual. De todo modo, guru é, para a religião indiana Hinduísmo, um guia espiritual, ou seja, um indivíduo que tem pleno conhecimento filosófico. É sinônimo de “mestre” ou “professor”, pois oferece orientações e ensinamentos de vida.
Para o Budismo, guru também é um mestre que possui elevado entendimento de alguma linha filosófica.
Outro significado conhecido para guru serve para indicar uma pessoa que possui uma “benção especial”, isto é, tem capacidade de praticar ações fora do normal, tais como curar doenças ou mesmo prever o futuro. Nesse sentido, guru seria sinônimo de “santo”.
De maneira popular, atualmente a palavra guru é utilizada para se referir a alguém que tem sabedoria e é capaz de auxiliar, orientar e influenciar as pessoas em um assunto determinado.
Por exemplo:
“Paulo tem o apelido de guru, pois ele sempre acerta a previsão do tempo.”
No Brasil, Vicente Falconi é o dono de uma consultoria de gestão homônima e o guru por trás do presidente Pedro Parente da Petrobras. Vicente, nos últimos meses, ficou conhecido por suas transformações e reestruturações que ocorreram em duas empresas estatais: a Petrobras e a Eletrobras. Ainda, foi dito que Falconi é um líder em assuntos como eficiência de processos, eficiência de operações e na eliminação de perdas.
O Guru do Amor é o nome de um filme norte-americano lançado em 2008, do gênero de comédia. O filme aborda a história de um rapaz que teve sua educação na Índia, por meio de um líder espiritual. Ao voltar para os Estados Unidos, ele se torna um sucesso por ajudar as pessoas em seus casos e problemas amorosos.
O plural de guru é gurus.
O significado de Guru está na categoria Significados