Guerra Fria é o nome dado a um período histórico. A palavra guerra vem do antigo Normando werre, que significa “guerra”, do Frâncico werra. Já fria está relacionada, obviamente, com o termo frio, que vem do Latim frigus, que significa “frio, geada”.
O significado de Guerra Fria está ligado ao conflito político e ideológico entre as duas maiores nações do mundo (Estados Unidos x União Soviética) que aconteceu do ano de 1945 – após a Segunda Guerra Mundial – até 1991. É curioso analisar que, durante a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética eram aliados para lutar contra a Alemanha. Do fim da guerra em diante, ambos se tornaram adversários.
O conflito é denominado como “Guerra Fria” por um fato simples: foi somente uma rivalidade no campo ideológico, isto é, não ocorreu qualquer embate militar entre as duas potências.
Os dois países iniciaram uma disputa pela hegemonia militar, política e econômica.
A União Soviética era caracterizada por um sistema socialista (economia planificada, partido único – o Partido Comunista – e outros aspectos, tais como a igualdade social e a falta de democracia). Por outro lado, os Estados Unidos defendiam o sistema capitalista (economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada).
Essa incompatibilidade das duas ideologias de ambas as nações provocou a Guerra Fria. Durante a década de 1940 até 1989, os dois países procuraram implantar os sistemas políticos e econômicos em diversas outras nações.
Dentro desse contexto (da implantação dos sistemas políticos), os Estados Unidos e a União Soviética procuraram espalhar exércitos e armamentos por seus territórios e nos países aliados – essa ação é chamada de Paz Armada, pois indica que se houvesse um equilíbrio bélico das duas potências, a paz seria garantida, isto é, não haveriam conflitos, pois ambas tinham receio do ataque inimigo.
A corrida armamentista foi algo almejado do começo até metade da Guerra Fria: era a busca pela construção de um grande arsenal de armas nucleares.
Durante a época do conflito da Guerra Fria, dois blocos militares foram formados: a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e o Pacto de Varsóvia. Ambos tinham o mesmo objetivo: defender os interesses militares das duas potências.
A OTAN foi criada em 1949, com liderança dos Estados Unidos. O Pacto de Varsóvia era comandado pela União Soviética.
Os avanços espaciais também provocaram uma grande disputa entre os dois países: queriam mostrar ao mundo qual potência tinha o sistema mais avançado. Dentro desse caso, é possível mencionar duas situações:
A Guerra Fria chegou ao fim por conta de diversos fatores. Alguns exemplos são: a crise nas repúblicas soviéticas, atrasos econômicos, gastos com armamentos e a queda do Muro de Berlim (em 1989).
O então presidente da União Soviética, Gorbachev, procurou acelerar o fim do socialismo através de reformas econômicas, mudanças políticas e acordos com os Estados Unidos.
Por fim, o capitalismo saiu vitorioso e começou a se alastrar pelos países socialistas.
A Guerra Fria ocasionou diversas consequências que afetaram os cidadãos dos mais diversos países. Pode-se citar, além da formação de alianças militares, os seguintes episódios:
No Brasil, algumas consequências foram:
O Brasil se alinhou ao bloco capitalista.
O significado de Guerra Fria está na categoria Significados