Guerra civil é uma guerra interna, que ocorre no interior de um país, podendo abranger todo o território do Estado ou alguma parte dele. Numa guerra civil, cidadãos conterrâneos com visões diferentes a respeito da política nacional travam um conflito armado.
Às vezes, acontece de uma guerra civil ser uma disputa travada entre dois países jovens nascidos a partir da divisão de um estado em dois. Mas, é mais comum que essa divisão político-geográfica seja justamente a consequência da guerra e seja efetuada para dar fim ao conflito.
Uma guerra civil tem sempre motivações políticas e econômicas. O povo que está em disputa é motivado pelas questões políticas, algumas vezes também mescladas com religiosidade. Contudo, quem financia a guerra civil e a promove dentro de um país, o faz por perceber a alteração da conjuntura política do Estado como algo lucrativo.
Assim, estudiosos apontam que uma guerra civil é motivada sempre pela vontade de assumir o controle de uma nação ou parte dela, ou seja, para promover mudanças políticas, enquanto a outra parte envolvida no conflito justamente luta para que as coisas não mudem ou mudem num sentido oposto aos interesses do grupo adversário.
Uma guerra civil pode ter pouca duração e deixar poucos mortos no conflito, contudo, também pode durar anos e levar ao verdadeiro massacre populacional com milhares de vítimas, que além dos combatentes contam também com mulheres, idosos e crianças. Exemplos de grandes guerras civis são: Guerra da Síria, Guerra da Bósnia, Guerra da Secessão, Guerra Civil Espanhola e etc.
O Brasil, ao longo de sua história, também foi palco de algumas guerras civis. Nunca houve um conflito que abrangeu a todo o país, mas houveram alguns bastante significativos que ocorreram em regiões que levaram à morte nos combates grande número de brasileiros.
Revolução Constitucionalista – Acontecida em 1932 em São Paulo entre adversários do Governo de Getúlio Vargas e as tropas do governo.
Guerra do Contestado – Conflito ocorrido entre 1912 e 1916 no interior de Santa Catarina, deixou cerca de 8000 mortos. A guerra ocorreu entre tropas federais e a população local, que ao ser deslocada de suas terras para a construção de uma ferrovia, resolveu revidar inspirada pela pregação de um monge.
Guerra de Canudos – O líder religioso Antônio Conselheiro criou um reduto no interior da Bahia de caráter messiânico e monárquico. As tropas da república recém criada investiram contra a população entre 1986 e 1987, aniquilando a todos.
Guerra dos Farrapos – Durou 10 anos, entre 1835 e 1845, abrangendo o território do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A Guerra foi motivada por idealistas republicanos, que viam o governo imperial como antiquado e a república como a melhor forma de governo.
O significado de Guerra Civil está na categoria Significados