Gueixa é um termo Japonês que significa artista. É usado para designar uma mulher altamente treinada nas artes do entretenimento, como na música e dança. “Geisha” é uma mulher vocacionada para a arte, de forma a entreter as pessoas em banquetes, casas de chá ou em outros locais.
Uma gueixa passa muitos anos aprendendo a ser uma perfeita anfitriã. Aprende a tocar vários instrumentos musicais, a dançar, cantar e a ser um padrão da perfeição feminina.
Ela inicia sua formação ainda muito cedo, sendo chamada de maiko, que em Japonês significa Aprendiz. É durante esse tempo que ela aprende várias atividades artísticas e domésticas.
A maquiagem, cabelo e roupas são características bem marcantes das gueixas, isso devido à maneira cuidadosa e perfeita como são preparados.
Muitos ocidentais costumam confundir as gueixas com prostitutas. Mas segundo a cultura japonesa, essas mulheres não são treinadas para exercer este tipo de tarefa.
Quando os homens japoneses contratam uma gueixa, o intuito não é o sexo e sim o entretenimento com danças, músicas, atenção e outros atrativos artísticos.
Como as mulheres japonesas eram excluídas da vida pública devido às regras rígidas do Japão, as gueixas eram as mulheres requisitadas para desempenhar o papel feminino em certas reuniões de negócios.
No início, as mulheres não exerciam o papel de gueixas, pois eram proibidas de entreterem em festas. As gueixas originais eram homens. Eles tinham a função de fazerem performances artísticas, conversarem e elogiarem os convidados nobres, entre outros membros da classe alta.
Somente em 1700 é que as mulheres gueixas apareceram. Há várias histórias sobre a origem das gueixas do sexo feminino. Algumas delas ligadas a histórias de prostituição, mas para diferenciar os papéis entre as duas profissões, o governo japonês impôs regras rígidas para que as gueixas se vestissem de maneira respeitosa, indicando onde e como elas poderiam trabalhar.
E para garantir que o sexo não faria parte da festa onde a gueixa iria trabalhar, elas não poderiam ser contratadas isoladamente.
Muitas meninas pobres eram vendidas para casas de gueixas(okiya), onde eram treinadas desde a idade entre cinco ou seis anos para se tornarem gueixas. E após se formarem tinham que reembolsar os gastos com seu treinamento.
Hoje, as mulheres japonesas podem optar pela profissão assim que terminam a escola secundária. Como o treinamento é bastante rigoroso, somente mulheres bastante dedicadas conseguem atingir o objetivo de se tornarem gueixas.
Como as gueixas representam delicadeza, cultura e principalmente beleza, elas são grande fonte de inspiração para quem gosta de tatuagens. As tatuagens de gueixa são muito populares, principalmente por parte das mulheres.
O significado de Gueixa está na categoria Significados