Guarida é um substantivo feminino presente na língua portuguesa que muitas vezes é confundida com guarita, palavra da qual é sinônimo e outras vezes é erroneamente grafada como guariba.
O significado de guarida é um lugar seguro, um refúgio ou mesmo um abrigo.
A palavra guarida também pode ser utilizada em seu sentido figurado, caso em que ela passa a significar hospitalidade, no sentido de dar asilo ou de abrigar alguém. Por causa dessa significação é que existe a expressão “dar guarida”. Essa expressão quer dizer refugiar, acolher alguém na sua casa ou em outro lugar como se fosse sua casa. Um exemplo para melhor entendimento: Carla foi sempre muito gentil, quando Marcos precisou ela lhe deu guarida pelo tempo que ele quisesse, mas ele, abusado, nunca mais saiu de lá.
Guarida é também um conceito bastante conhecido dentro do contexto da caça, com o significado de um abrigo ou de uma toca, ou seja, um refúgio, um lugar de descanso para os animais selvagens. A guarida, neste contexto, também pode ser descrita como sendo um covil de animais ferozes, o que é algo bastante perigoso.
A palavra guarida, como dito no início do texto, pode ser utilizada como sendo o sinônimo de guarita, que é o nome de determinada estrutura como uma torre ou uma casa de madeira onde, antigamente, os sentinelas de fortes se abrigava. Hoje, guarita é o nome do local onde fica um vigia ou um segurança, com o formato semelhante a um pequeno retângulo em pé.
O significado de Guarida está na categoria Significados