Grafia é classificada na gramática portuguesa como um substantivo feminino e que significa o modelo de escrita que é feita através das mãos, ou uma técnica da linguagem como comunicação escrita que desde o seu surgimento propiciou o crescimento e desenvolvimento da sociedade humana.
A grafia consiste no emprego de letras, números, sinais gráficos e símbolos que representam, de forma única e significativa, a forma e/ou técnica de escrita. A ligação direta de grafia com escrita se dá pela própria origem do termo, o qual é um radical grego gráphein que, ao ser traduzido para o português é o mesmo que “escrita”. Deste modo, várias outras palavras surgiram como variações, a saber:
Caligrafia: É a técnica ou a arte de se escrever à mão, desenhando de modo harmônico sinais, letras e símbolos como representação de uma ideia ou pensamento em forma de transcrição;
Biografia: É o tipo de escrita desenvolvida para narrar a vida de uma determinada pessoa ou personagem ao longo de sua vida abordando aspectos relevantes;
Ortografia: É a forma correta de se escrever as palavras conforme a gramática do idioma utilizado;
Discografia: É a lista ou compilação descritiva dos discos gravados por determinado artista em sua carreira;
Bibliografia: É a relação de livros e outros documentos listados que servem como fonte de consulta;
Psicografia: É um tipo de capacidade em que determinados médiuns são utilizados por espíritos desencarnados para escreverem as mensagens diretas que lhe são ditadas.
Além destes empregos, a palavra grafia refere-se a um tipo de gênero botânico, o qual pertence à família Apiaceae de plantas angiospérmicas como, por exemplo, a cenoura e a salsa.
O significado de Grafia está na categoria Significados