Governo é um substantivo masculino e flexão do verbo governar (1ª pessoa do singular do Presente do Indicativo). O termo, assim como a palavra governador, vem do Latim gubernator, que significa “diretor, líder, governador”, do Grego kybernan, que quer dizer “pilotar ou ir ao leme de um navio, dirigir”.
O significado de Governo é a autoridade governante de um país ou unidade política, sendo que sua função é regrar e organizar a sociedade para que seu destino seja conduzido corretamente.
O governo é composto por indivíduos e instituições que se tornam responsáveis pela tarefa de conduzir o destino de uma sociedade. O tamanho do governo, é claro, tem variação, conforme o tamanho do próprio Estado – que, de acordo com a Constituição – pode estar em esfera municipal, estadual e federal.
O governo é, portanto, a instância máxima de administração executiva, isto é, é o líder de uma nação ou Estado.
De maneira abrangente, um governo tem uma figura central, podendo ser um presidente, um prefeito ou até mesmo um rei, por exemplo, que é responsável pelas decisões da administração da sociedade. Este indivíduo é o símbolo do governo, sendo que ele terá auxílio de vários agentes em inúmeros cargos e funções para fornecer ajuda na execução dessas ações.
Esses agentes são, por exemplo, os funcionários públicos, os ministros, os deputados, entre outros.
Governo pode também se referir a uma capacidade que alguém demonstra ao controlar alguma coisa. Além desta, governo pode designar o período de tempo que uma pessoa manteve-se no poder.
Por exemplo: “Durante o seu governo, a inflação subiu consideravelmente.”
A forma de governo é o método de liderança institucional empregado em uma determinada nação para conduzir a sociedade, determinando quem está apto para a chefia do governo e sua relação com o povo.
Pode-se separar duas formas de governo principais: a monarquia e a república – na monarquia, quem comanda o governo é um rei e o poder se classifica pela hereditariedade (ou seja, é passado de geração para geração dentro da mesma família); na república, quem governa é escolhido pelo povo ou pelo grupo de pessoas que os representam. Dentro destas, existem quatro sistemas de governo, que são: o parlamentarismo, o presidencialismo, o constitucionalismo e o absolutismo.
Sistema de governo e forma de governo não podem ser confundidos! O sistema de governo é como o governo será organizado e administrado, de maneira que os seus objetivos sejam compridos, e como o poder será esquematizado e dividido.
No Brasil, existem três categorias de governo: