Gótico é um termo classificado como um substantivo e adjetivo masculino, se originando do Latim gothicus, que significa “relativo aos Godos”.
O significado de Gótico é usado para designar o que é proveniente, criado ou usado pelos Godos – povo germânico da Europa do começo da Era Cristã. Godos é um termo que acredita-se ser derivado do Escandinavo antigo gotar, que quer dizer “homens”.
Os Godos viviam entre os rios Elba e Vístula, na Europa.
Como substantivo masculino, gótico também está presente na Literatura, definindo-se como um gênero literário de ficção que possui aspectos de mistério e terror, como, por exemplo, na presença de seres sobrenaturais e em ambientes sombrios. Como adjetivo, gótico explicita um autor deste gênero literário.
Por exemplo: “Na Europa, vários autores góticos fizeram sucesso com suas estórias baseadas em antigas lendas assustadoras.”
Desde o século XVIII, gótico é também a conotação de duro ou bárbaro, sendo que também passou a ser usado para se referir a coisas que são excêntricas, isto é, são diferentes.
O estilo gótico desenvolveu-se na Europa, especialmente na França e é considerada uma grande fase da história da arte durante a Baixa Idade Média. É também chamada de Arte das Catedrais, pois tem como característica marcante a notável arquitetura de catedrais, abóbadas e arcos ogivais, grades vitrais e formas esguias.
O estilo gótico tinha aspectos relacionados ao valor estético e ao valor filosófico e, na verdade, surgiu como uma resposta ao estilo romântico – este que se desenvolveu principalmente em Portugal.
A arte gótica vigorou na Europa até o momento do Renascimento Italiano.
O estilo gótico é possível de ser caracterizado analisado as construções e suas estruturas: são mais leves e com vãos mais amplos para alcançar maior luminosidade. As naves das catedrais, por exemplo, por seu formato ogival, proporcionaram maior altura às edificações, graças aos arcos de sustentação. Também a verticalização da arquitetura tinha como significado indicar o caminho para o céu.
O movimento gótico é frequentemente caracterizado pela mídia e pela própria sociedade como somente uma forma de os jovens chamarem a atenção para si.
Há muito preconceito em relação a esse movimento, principalmente pelo reforço da imagem negativa vista na televisão, por exemplo, associando os góticos com morbidade ou que estão obcecados pela morte.
Entretanto, o movimento gótico está relacionado com atitudes introspectivas diante do mundo, não somente em aspectos estéticos ou musicais. Os indivíduos considerados góticos são intelectuais, mas que pouco são aceitos na sociedade moderna, por serem chamados erroneamente de “depressivos”.
O significado de Gótico está na categoria Significados