Google é um nome inventado para a empresa que hoje é internacionalmente conhecida como o melhor mecanismo de busca da internet.
Google é uma palavra que surgiu de uma brincadeira, um termo criado utilizando um trocadilho sobre a palavra “googol”, outra palavra inventada, tendo surgido na Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, por Edward Kasner, matemático e professor universitário, que apresentou o termo em seu livro “A Matemática e a Imaginação”.
Kasner queria dar uma palavra para que fosse lembrada de maneira bem mais simples a centésima potência do número 10, um número que nada mais é do que o 1 seguido por 100 zeros. Não satisfeito com o “googol”, Kasner ainda foi o responsável pelo “googol-plex”, o equivalente a um “googol” seguido de um “googol” de zeros, ou seja, um número impossível de ser escrito, tão absurdo que, para escrevê-lo, seria necessário preencher todo o Universo atualmente conhecido.
Usando o termo inventado por Kasner, dois estudantes da Universidade Stanford, que estavam fazendo doutorado, Larry Page e Sergey Brin (depois conhecidos como Google Guys), criaram a Google como uma empresa privada, em 1998, tornando-a empresa pública em 2004.
Desde o seu início, a Google tinha como missão organizar a informação mundial e torná-la acessível e útil universalmente, com o slogan “Don’t be evil” (Não seja mau).
Em 2006 houve a mudança da sede para Montain View, no Condado de Santa Clara, na California. Atualmente, o Google é executado através de mais de um milhão de servidores, em data centers espalhados pelo mundo todo, processando mais de um bilhão de solicitações de pesquisa e com mais de vinte petabytes de dados gerados pelos usuários diariamente.
O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos para a internet, tendo o seu maior lucro gerado pela publicidade, através do Google AdWords. Além disso, O Google oferece uma série de aplicativos online, incluindo o Gmail, um dos primeiros e-mails gratuitos da internet, e administra redes sociais, como o Google+. Uma delas, o Orkut, que já fez bastante sucesso no Brasil, acabou sendo engolido pela fama e amplitude do Facebook, e fechou as portas.
Ao longo dos anos a empresa Google foi ampliando suas atividades e buscando sempre seguir sua missão. Atualmente, o navegador Google Chrome é um dos mais utilizados pelos usuários, o Google Tradutor é o mais conhecido quando seja necessário para os que não conhecem outro idioma, o Picasa é um dos melhores programas organizadores de fotos, sem contar o aplicativo para mensagens instantâneas Google Talk, além dos programas online de edição de textos, de composição de apresentações e de planilha eletrônica.
Na atualidade, o Google é o líder no desenvolvimento do sistema operacional móvel para smartphones Android, código aberto com aplicações com software de código fechado, e baseado no núcleo Linux. O principal produto da empresa, o site de busca Google, foi classificado pelo Alexa como o site mais visitado do mundo, tendo a empresa Google considerada a quarta melhor empresa do mundo para trabalhar pela revista Fortune. Além disso, a BrandZ já considera Google a marca mais poderosa do planeta, acima da Coca-Cola.
Avançando em suas atividades, a Google tem no Google Earth o primeiro aplicativo de uso mundial para localização geográfica, avançando cada vez mais na descoberta da situação planetária, com camadas para todos os gostos e necessidades. Além de um investimento agressivo em novos produtos, como o Google Glass, que transforma os óculos num computador conectado à internet.
Recentemente a empresa passou por uma reorganização e criou uma holding chamada Alphabet, da qual o Google e todos as outras empresas da companhia se tornaram subsidiárias. Os fundadores Larry Page e Sergey Brin se tornaram gestores da holding, e Sundar Pichai, vice presidente senior dos negócios de internet, se tornou CEO do Google.
O significado de Google está na categoria Significados