Gonorreia (também conhecida com blenorragia) é uma doença sexualmente transmissível (DST), causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. A infecção pode ser transmitida através do contato sexual anal, oral e vaginal, produzindo significados negativos para a saúde tanto do homem quanto da mulher.
Existe ainda a possibilidade de transmissão da gonorreia da mãe infectada para o feto, durante a gravidez ou para o bebê na hora no parto, trazendo problemas gravíssimos para a saúde do recém-nascido.
A utilização de camisinha em todos os tipos de relações sexuais representa a melhor forma de prevenção da doença. Felizmente, a gonorreia tem cura.
Os principais significados dos sintomas da gonorreia são:
Em muitas casos, as mulheres portadoras da doença não apresentam sintomas ou não os percebem, o que acaba retardando o diagnóstico.
O tempo decorrido entre o contágio pela bactéria e as primeiras manifestações dos significados da gonorreia é curto (em alguns casos, apenas 24 horas).
Por isso, perguntar ao paciente quanto tempo depois da relação sexual os sintomas apareceram faz parte do diagnóstico clínico da gonorreia.
Somando os significados do exame clínico aos do histórico do paciente, o médico pode definir o diagnóstico da gonorreia, que precisa ser comprovado através de exames laboratoriais específicos.
O exame para detecção da gonorreia é simples, indolor e o resultado fica pronto em até 15 minutos: consiste na coleta de material (pus) diretamente da uretra, para ser analisado.
Gonococcemia significa um quadro muito avançado da gonorreia. Seus significados podem incluir: artrite gonocócica, síndrome de Fitz-Hugh-Curtis, além de complicações cardíacas e do sistema nervoso.
Como a gonorreia é uma doença de origem bacteriana, seu tratamento é feito com antibióticos. Os medicamentos utilizados no tratamento da gonorreia, assim com os preservativos, são disponibilizados gratuitamente na rede pública de saúde.
Tratando-se de uma DST, o parceiro da pessoa infectada também precisa realizar exames para diagnosticar a doença e, quando o resultado significa positivo, realizar o tratamento.
É importante ressaltar que, quando não tratada, a gonorreia pode ter consequências extremamente graves, atingindo vários órgãos.
Nos homens, a infecção pode chega aos testículos e ao epidídimo, causando infertilidade.
Na mulher, o quadro infeccioso pode atingir o útero, as trompas e os ovários, provocando um processo inflamatório que, além de prejudicar a capacidade reprodutiva, é a origem de uma séria complicação, às vezes letal, denominada doença inflamatória da pélvis.
A gonorreia é uma das enfermidades conhecidas há mais tempo pela humanidade. Há referências a ela em antigas fontes chinesas, assim como na Bíblia (Velho Testamento) e outros documentos da antiguidade.
O nome gonorreia tem origem grega, vem de “gonos”, espermatozoides e “rhoia”, corrimento, devido à confusão da secreção purulenta com o esperma.
O significado de Gonorreia está na categoria Significados