Gnosiologia é uma área da Filosofia que estuda o conhecimento humano. No entanto, não possui nenhuma relação com a epistemologia. Você gosta de Filosofia, mas não sabe o que significa gnosiologia? Faremos um apanhado do que você precisa saber sobre o tema.
A primeira menção ao termo gnosiologia foi no século XVII e é creditada a Valentin Fromme. A gnosiologia é um ramo da Filosofia que estuda o conhecimento humano. A palavra vem dos vocábulos gregos gnosis, que significa conhecimento e logos, que quer dizer teoria ou doutrina. A gnosiologia também é chamada de teoria do conhecimento. Nessa teoria, o alvo de estudo e discussão é o conhecimento, origens, natureza, possibilidades, validade e limites.
É errado colocar gnosiologia e epistemologia no mesmo patamar. Ambos são ramos da Filosofia, entretanto, não formam uma única teoria do conhecimento. A diferença entre as duas é que a epistemologia se ocupa do conhecimento científico.
Sendo a gnosiologia uma teoria da Filosofia que se baseia no estudo e entendimento de o que abrange o conhecimento humano, podemos dizer que a gnosiologia se debruça sobre a relação entre sujeito e objeto do conhecimento. Aqui, objeto é caracterizado por elementos externos ao espírito: ideias, conceitos e fenômenos. Embora abstratos, tais elementos são vistos de maneira concreta.
O frade católico italiano Tomás de Aquino, membro da Ordem dos Pregadores, é um dos maiores pensadores dessa área da Filosofia. A Gnosiologia Tomista vale-se do método indutivo para entender o conhecimento, ou seja, parte do particular para o universal. Nesse método, estudam-se os efeitos para entender as causas.
O significado de Gnosiologia está na categoria Significados