Gnose é uma palavra que significa “conhecimento”, derivando do grego gnosis que, por sua vez, se origina no verbo gignósko (“conhecer”). Trata-se de um conhecimento espiritual e seus adeptos são denominados gnósticos ou cristãos primitivos sectários do gnosticismo. A gnose é o conhecimento incrustado na essência humana, que se manifesta intuitivamente. O conhecimento gnóstico é diferente do científico ou racional, sobre o qual o homem tem controle e consegue mensurar.
No grego em suas feições clássica e popular, a palavra mais usada para se referir a gnose era koiné, cujo significado era análogo ao de epistéme. Epistéme é uma palavra filosófica que significa “conhecimento científico”, se opondo a “opinião”. Neste caso, gnósis remete a “conhecimento”, se opondo a “ignorância”, ou ágnoia.
No entanto, em sua essência, a gnose é um conhecimento puro. E é a procura por esse conhecimento, que não se sabe de onde vem ou como se manifesta, que dá significado à vida. É essa busca que torna possível que o homem encontre a Essência Eterna. Em outras palavras, a gnose é a trilha que pode levar o homem ao auto conhecimento – o que os gnósticos acreditam ser a iluminação mística e, também, o caminho da salvação.
A gnose está ligada a várias áreas de estudo e ensinamentos, incluindo o esoterismo da cultura grega e helenística, o gnosticismo cristão, a filosofia (a gnosiologia estuda os fundamentos do conhecimento humano, a arte, a psicologia, entre outros). Isso faz com o conceito colabore com várias maneiras de observação e compreensão da vida humana, tornando-a algo real com uma visão interior.
Para o psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, a gnose e a psicologia poderiam caminhar lado a lado. Para ele, a gnose seria, sem dúvida, conhecimento com teor psicológico, que estaria ligado ao inconsciente.
De maneira geral, a gnose esteve presente na sociedade como uma forma de conhecimento de todas as coisas desde o início dos tempos até os dias atuais. Porém, em alguns momentos, ao longo da história, esse conhecimento foi escondido das massas. Atualmente, apesar de muitos considerarem-na uma religião, a gnose não é uma religião em si. Mas toda religião tem características gnósticas. Em suma, a gnose associa a experiência do conhecimento que vendo coração ao conhecimento do lado direito do cérebro.
O significado de Gnose está na categoria Significados