Glutamato monossódico é o sal presente no ácido glutâmico. O glutamato é um aminoácido que pode ser encontrado em alimentos diários, como é o caso de tomates e cogumelos, bem como no organismo humano de maneira natural.
O significado de Glutamato monossódico se refere ao sal existente em todas as proteínas animais e vegetais. No Brasil, este sal é produzido por meio da fermentação da cana-de-açúcar – é muito utilizado na indústria alimentícia, especialmente pelo sabor diferenciado e que é popularmente adicionado em diversos pratos.
O glutamato monossódico (MSG) é usualmente utilizado em alguns países como tempero de mesa. No Brasil, através da legislação brasileira, o glutamato monossódico é classificado como um item que realça o sabor – pois proporciona o gosto umami (palavra japonesa que significa saboroso ou delicioso): o quinto gosto básico (os outros quatro gostos são o doce, salgado, azedo e amargo).
Desta forma, o glutamato monossódico tem como objetivo trazer equilíbrio e harmonia na percepção total do sabor dos alimentos, em principal quando este está misturado com outros ingredientes.
O MSG é absorvido e metabolizado pelo organismo dos seres humanos, sendo que em muitas pesquisas foi possível confirmar que o glutamato monossódico consegue estimular determinados receptores da língua.
O organismo reconhece as moléculas de glutamato e de glutamato monossódico da mesma maneira: ambos são convertidos em glutamato livre que resultará na percepção do gosto umami.
O glutamato monossódico, por ter a capacidade de tornar os alimentos mais gostosos, compreende-se que, por sua denominação ele traz sódio em sua composição. Embora seja um nutriente fundamental para o funcionamento do organismo, em especial na regulação do volume do plasma, da contração muscular e da condução dos impulsos nervosos, sua ingestão em excesso pode trazer males à saúde.
Ultrapassar o limite de ingestão de sódio diário pode fazer com que o corpo corra risco de desenvolver algumas complicações, como é o caso da hipertensão, Acidente Vascular Cerebral (AVC), aneurisma, demência, infarto do miocárdio, doença de Alzheimer, insuficiência renal crônica, insuficiência cardíaca, doenças respiratórias, retenção de líquidos e inchaço.
Entretanto, acrescentar o glutamato monossódico nos alimentos pode reduzir a quantidade de sódio que é absorvida pelo organismo.
Algumas informações acerca do glutamato monossódico são mitos, como é o caso da substância provocar enxaqueca, causar Síndrome do Restaurante Chinês e alergia.
A comunidade científica ainda não vê o glutamato monossódico como um vilão para a saúde, mesmo com todos esses problemas e suspeitas. Para muitos médicos, isso somente traz confusões se é interessante usar esse ingrediente ou não.
O Ajinomoto é talvez o produto mais conhecido que tem como base o glutamato monossódico: este é o produto principal da empresa de mesmo nome, localizada no Japão. Ajinomoto é, traduzindo-se para o português, “essência do sabor”.
O significado de Glutamato Monossódico está na categoria Significados