Globalização é o processo de transformações socioeconômicas que apresentam pontos em comum entre países do mundo inteiro.
Globalização significa integração entre pessoas e países de todo o mundo. As mudanças sofridas nas relações culturais, políticas, econômicas e sociais entre os países que os faz manter uma interligação e estes passam a partilhar suas ações. Isso dá cria uma Aldeia Global.
O movimento de globalização apareceu depois da Revolução Industrial e tomou força no final do século XX e veio do resultado da consolidação do capitalismo, que possibilitou uma quebra nas fronteiras dos grandes crescimentos tecnológicos e ajudou a expandir as negociações entre os vários segmentos do comercio mundial.
Essa forma de interação garante uma maior comunicação entre as pessoas de diversos países e facilita a entrada e saída de mercadorias. As novidades tecnológicas, principalmente na área de informática (mais especificamente da internet) e o avanço das telecomunicações muito contribuíram para a construção do chamado mundo globalizado.
Globalização econômica
Através da globalização é possível haver uma troca de ideias entre os governantes e as pessoas e empresas que fazem parte dos blocos econômicos, que são grupos de países que se juntam e criam uma forma de encurtar as barreiras, facilitando assim as transações comerciais entre eles.
Por isso o processo de globalização é classificado como uma aldeia global, justamente por aproximar e formar uma rede que estreita as relações entre as pessoas encurtando os caminhos para que sejam conseguidos avanços econômicos e culturais.
Um bom exemplo de efeito da globalização foi a criação do Mercosul e também da União Europeia, que são blocos econômicos.
As transformações sofridas na economia desses países são muito impactantes em vários aspectos, como por exemplo nas relações de comercio internacional, na liberdade de movimentação de produtos e pessoas entres os países e no mercado de trabalho e, dependendo do nível de desenvolvimento do país, isso interfere negativa o positivamente na qualidade de vida da população.
Estes fatos também causam as chamadas “desigualdades sociais” uma vez que provocam a concentração de riquezas gerando consequentemente o aumento do desemprego.
Globalização e meio ambiente
A parte negativa do processo de globalização é observada na questão dos meio ambiente. Pois os impactos do crescimento das cidades e do consumo e as consequências do capitalismo com economia baseada em benefícios para as corporações (empresas) fazem com que haja uma abundante exploração dos recursos naturais para obtenção de matéria-prima.
A agressão à natureza através da poluição e contaminação do meio ambiente é uma dos principais impactos que do consumismo e da globalização.
A maioria das empresas pratica a exploração desordenada da matéria-prima sem a preocupação com a destruição do meio ambiente causa consequências quase irreparáveis, como as alterações no clima e eventos prejudiciais como os danos provocados pela poluição e contaminação.
Estes eventos podem provocara catástrofes ou a perda natural desses recursos, como podemos perceber no caso da escassez de água potável que é o assunto mais discutidos hoje em dia. O homem causa danos à natureza sem se preocupar em estar prejudicando sua própria sobrevivência a de outros seres.
A globalização do crime
Outra consequência gravíssima de todas estas transformações socioeconômicas é o crescimento da prática de vários tipos de crimes. Devido a esta diminuição nos obstáculos para a movimentação de dinheiro, pessoas e mercadorias entre os países, fica mais fácil o acesso de pessoa mal intencionadas.
Com os avanços da tecnologia e a facilitação de atravessar fronteiras, as práticas ilegais se tornam mais comuns. Um bom exemplo dessas práticas é a pedofilia (que é facilitada até pelo fácil acesso a internet), o tráfego de drogas e de armas, a prostituição e o tráfego de animais.
Estas práticas contribuem para o surgimento de organização criminosas, que se aproveitam de certas facilidades para impor suas ameaças
A Teoria da globalização segundo Mílton Santos:
O famoso geógrafo brasileiro Mílton Santos fez uma analise das consequências da globalização e discutiu o papel das empresas no processo de internacionalização da geração de capital.
No seu livro, Mílton Santos faz algumas criticas e relaciona alguns impactos da globalização sob os aspectos culturais e financeiros atualmente no mundo.
Ele sugeriu que fosse desenvolvida uma globalização solidária, que defendia a elaboração de uma maneira de usar os meios permissivos da globalização em prol do desenvolvimento da cidadania.
A proposta de Mílton Santos era de um mundo diferente e que a globalização fosse estruturada para proporcionar a qualidade de vida dos cidadãos através de práticas “sustentáveis e agradáveis”.
Ele questionava principalmente a centralização das riquezas que gera desigualdades. Defendia o consumo consciente de água e energia, a garantia de assistência médica e o acesso a uma alimentação de qualidade para todos os cidadãos.
Segundo Mílton, as relações humanas devem ser pautadas na solidariedade e por isso propôs que os parâmetros da globalização fossem revistos e que os métodos tecnológicos sejam usados de forma a garantir um equilíbrio econômico/financeiro e cultural.
O significado de Globalização está na categoria Significados