Glicose é um termo que vem do grego “glykys” (doce), usando o sufixo “ose” (açúcar). É a principal fonte de energia para o corpo, participando das vias metabólicas.
A Glicose é um monossacarídeo, em linguagem comum um açúcar simples, encontrado no sangue. A glicose é conseguida através de alimentos doces, naturais ou manufaturados, além dos amidos e carboidratos. A glicose é obtida por nosso organismo através da sacarose (o açúcar produzido através de plantas como cana de açúcar e beterraba) e da frutose (açúcar natural, obtido diretamente de frutas).
O nível de glicose no organismo é controlado pela insulina. A insulina, hormônio responsável pela permissão de entrada da glicose nas células, é produzida pelo pâncreas. Quando este está comprometido cria-se uma deficiência na produção de insulina, alterando a entrada de glicose nas células. Isso resulta um aumento de glicose no sangue, podendo causar diabetes mellitus.
O organismo necessita de um nível constante de glicose, conhecido como glicemia (entre 70 e 99 mg/dl). Acima desse nível temos a glicose alta, ou hiperglicemia, que pode gerar o diabetes, enquanto a glicose baixa, hipoglicemia, que pode causar baixa pressão e complicações indesejáveis.
Quando ingerido, o açúcar é transformado em partículas menores e transformado em nutrientes. Esse processo tem o nome de glicólise. No organismo, que necessita tanto de glicose quanto de colesterol, deve haver apenas a quantidade necessária. O que excede é armazenado no fígado, transformando-se em glicogênio que, por sua vez, é enviado para a corrente sanguínea quando precisamos de glicose.
O significado de Glicose está na categoria Significados