Ginástica artística é uma das modalidades de atividades esportivas feita com exercícios físicos sistematizados. A ginástica artística, antes chamada de ginástica olímpica, pode ser feita no solo ou com a ajuda de aparelhos, sendo praticada com diversos objetivos, servindo não só para competição, mas também para educação e exercícios terapêuticos.
Ginástica é uma palavra de origem grega, proveniente de gymnastiké, que tinha o significado de exercitar o corpo para conseguir força e agilidade. Unida à palavra artística, compõe um conjunto de atividades que fazem parte dos Jogos Olímpicos.
A ginástica artística tornou-se um esporte nas escolas da Alemanha, no século XIX, sendo, na época, uma atividade exclusivamente masculina. O responsável pela sua criação foi o professor Friedrich Ludwig Jahn, que fundou o primeiro clube de ginástica para jovens estudantes, buscando implantar neles o apego pelas atividades físicas e pela prática esportiva.
Sua ideia se espalhou, alcançando outros países e, assim, em 1891 foi fundada uma das entidades esportivas mais antigas existentes, a Federação Internacional de Ginástica, congregando atletas e promovendo competições.
Com o início dos Jogos Olímpicos modernos, tornou-se uma das modalidades de esporte competitivos, sagrando-se como esporte olímpico. A primeira participação feminina aconteceu em 1928, também em Jogos Olímpicos, passando a fazer uso de aparelhos em 1950, tomando as formas e os gêneros conhecidos atualmente.
Nos Jogos Olímpicos, as apresentações de ginástica artística é individual e são realizadas em diversos aparelhos, divididos em competições masculinas e femininas.
Os aparelhos utilizados para a ginástica artística são o cavalo com alças, as argolas, as barras paralelas, a barra fixa, as barras assimétricas e a trave olímpica. Também são disputadas as ginásticas árticas no solo, quando utilizam um estrado para amortecer as quedas, e a mesa com trampolim, para os saltos.
A ginástica rítmica difere-se da ginástica artística, embora possa ser considerada uma de suas modalidades, por trabalhar exclusivamente com movimentos corporais combinados, utilizando balé e dança, sendo feita com música e utilizando maças, bolas, fitas, corda e arco para sua execução. A ginástica rítmica é praticada apenas por mulheres, sendo o Japão o único país do mundo que adota esse tipo de ginástica para homens.
O significado de Ginástica artística está na categoria Significados