Significado de Gestão de Pessoas


O que é Gestão de Pessoas



Gestão de Pessoas

A expressão gestão de pessoas está ligada a área de Administração de Empresas e pode ser entendida com o mesmo significado de administração de recursos humanos ou departamento pessoal. A gestão de pessoas consiste em toda uma série de técnicas e práticas que visam gerir da melhor forma possível o capital humano de uma empresa afim de maximizar lucros, garantindo uma atuação bem organizada e o bom funcionamento do negócio.

Assim, a gestão de pessoas abrange a utilização de estratégias na administração de uma empresa tendo em vista a importância dos indivíduos que dela fazem parte, levando em conta suas necessidades, anseios, talentos e dificuldades. É como o coração da empresa, pois todos os procedimentos envolvendo os colaboradores da organização passarão pela gestão de pessoas.

A gestão de pessoas vai então tratar de cuidar do colaborador desde o momento em que esse é admitido até o momento em que esse é desligado da empresa. Capacitando as lideranças, para que essas possam trabalhar com suas equipes da forma mais eficiente e eficaz possível, tanto para com os seus membros, como levando em conta todas os tramites que envolvem o funcionamento de uma empresa. Tratando os seus colaboradores como clientes, para que esses por sua vez possam tratar da melhor forma possível os clientes da empresa.

Para realizar a sua tarefa, na gestão de pessoas, trabalha-se para que já no recrutamento e seleção de novos candidatos às vagas disponíveis na organização procure-se sempre aquele que mais se adeque a função e ao perfil da empresa. Ao mesmo tempo na gestão de pessoas cuida-se para que o novo contratado se familiarize com a rotina, princípios e cultura da empresa, tenha conhecimento de seus valores e missões e compreenda a importância para ele, para os outros e para a empresa de se estar sempre de acordo com todo o planejamento e estilo de negócio.

O setor de gestão de pessoas também será o responsável por treinar e promover o desenvolvimento dos colaboradores, construir planos de cargos e salários que funcionem no sentido de reter o colaborador dentro da empresa, trabalhando com engajamento e motivação. E nesse mesmo sentido a gestão de pessoas irá promover responsabilidade social, benefícios, comunicação interna, assistência social, segurança no trabalho e toda uma série de atividades em prol dos funcionários.

Mesmo em empresas de pequeno porte a gestão de pessoas pode e tem sido implementada com ótimos resultados. Pois independentemente do número de colaboradores é lugar comum dentro da Administração de Empresas afirmar que quanto melhores forem as pessoas que compõem uma organização melhor esta será. Assim, mesmo numa pequena empresa, práticas de gestão de pessoal possibilitam o melhoramento do clima organizacional, retém talentos, melhoram o desempenho das equipes, e etc.

No processo de desligamento de um funcionário a gestão de pessoas é essencial para que tudo se desenvolva de forma transparente e sem nenhuma complicação, evitando problemas com questões trabalhistas ao mesmo tempo que contribuindo para que o ex-colaborador possa rapidamente ser reaproveitado pelo mercado de trabalho.

Em resumo podemos dizer que o papel da gestão de pessoas é o de selecionar, treinar, remunerar dar assistência social e promover o desligamento do colaborador sem complicações, de modo que tudo isso seja feito de acordo com as estratégias e princípios da empresa e em prol de metas e resultados específicos.

A gestão de pessoal terá a função então de tornar as empresas um ambiente mais humanizado. E nesse sentido, em geral, é importante que a gestão de pessoas seja uma atividade exercida por diretores e gestores, isso por que nesta área faz-se necessária grande capacidade de comunicação e liderança.

O grande desenvolvimento e valorização das atividades de gestão de pessoas atualmente se deve a percepção crescente de que valorizar o capital humano é fundamental e pode ser o grande diferencial em uma organização. Dessa forma medidas que visam oferecer as condições propicias para que os colaboradores desenvolvam novas habilidades e aperfeiçoem aptidões que já possuem tem sido cada vez mais adotadas. Medidas assim motivam os funcionários e fazem com que estes se sintam mais conectados com a empresa, executando suas funções com mais empenho, dedicação e qualidade, o que se reverte para a organização em resultados mais positivos no mercado.

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