Gestão é o ato de administrar, de gerir. Gestão é ainda sinônimo de administração, gerenciamento, direção.
Gestão é um substantivo feminino derivado do latim gestione.
O conceito de gestão é usado amplamente no campo empresarial, em diferentes setores; dentro de cada um dos setores, gestão é o ato de gerenciar os recursos de forma eficiente para que as metas pré-estabelecidas sejam alcançadas.
Uma boa gestão deve estar baseada nos conhecimentos da ciência econômica, conhecida por ser a ciência que estuda a alocação eficiente dos recursos escassos. O conhecimento sobre as leis é também importante, assim como a matemática. As ciências humanas são também imprescindíveis.
A partir desta base, o grupo encarregado da gestão precisa ainda ter acesso a todas as informações sobre a área da empresa que deve gerir para poder planejar as estratégias que levem a empresa aos resultados esperados.
Foi o engenheiro Henry Fayol que, no início do século XX, criou a teoria da gestão administrativa, aplicável a empresas de quaisquer portes.
De acordo com a teoria de Fayol, a gestão empresarial deveria ser dividida em seis funções:
-gestão administrativa;
-gestão financeira;
-gestão comercial;
-gestão de segurança;
-gestão de contabilidade;
-gestão de produção.
Sendo a gestão administrativa a responsável por coordenar as demais.
Dentro de cada uma das funções, as cinco categorias que deveriam fazer parte do processo de gestão são:
Planejamento
O planejamento é a fase em que são definidos os objetivos e as metas da empresa e a forma como cada um deles deve ser alcançado.
Organização
Esta é a fase de colocar e prática o que foi planejado, destinando os recursos para as diferentes áreas de acordo com o planejamento feito anteriormente.
Comando ou liderança
Cabe à autoridade responsável pela empresa a função de delegar as tarefas que cada um dos colaboradores deve desempenhar com vistas a atingir os objetivos e alcançar a metas estabelecidas.
Coordenação
É o coordenar a implantação do projeto, harmonizando os diferentes grupos com a finalidade de unir seus esforços num só: o cumprimento dos objetivos definidos no planejamento.
Controle
O controle é o acompanhamento de todo o processo, para que as normas da empresa sejam respeitadas e as decisões realmente estejam de acordo com os objetivos planejados. Para isso, são utilizados os indicadores de desempenho.
Com o desenvolvimento das teorias da administração ao longo do século XX, outras áreas das empresas foram incluídas na gestão empresarial:
-gestão de pessoas ou gestão de recursos humanos;
-gestão do conhecimento;
-gestão ambiental;
-gestão de marketing e branding;
-gestão da qualidade;
-gestão estratégica;
-gestão de negócios internacionais;
-gestão da informação gerencial;
-gestão de tecnologia e inovação;
-gestão de vendas;
-gestão de projetos.
A gestão ambiental surgiu a partir da preocupação que o consumidor moderno tem com a preservação do meio ambiente. Hoje, não são apenas atributos como preço e qualidade que guiam as escolhas dos consumidores. Empresas que dão atenção à questão da sustentabilidade conquistam a preferência de muitos.
A gestão ambiental é, então, esse novo viés administrativo, que visa também à redução do impacto ambiental.
A gestão do conhecimento é uma nova forma de investir no crescimento de uma empresa, através da valorização do capital intelectual.
A gestão pública é a especialidade na administração de instituições governamentais e no desenvolvimento e gerenciamento de políticas públicas.
Esta é a área da administração voltada para o gerenciamento das instituições de ensino.
O significado de Gestão está na categoria Significados