Significado de Geração Y


O que é Geração Y



Geração Y, geração do milênio ou mesmo geração da Internet é o nome que se dá a geração de pessoas que nasceram após os anos 80.

É uma geração cujo desenvolvimento se deu de acordo com os grandes avanços tecnológicos de uma época que detinha uma prosperidade econômica, ambientes urbanizados e facilidade material.

A geração Y possui contato direto com a informação, enquanto se afasta dos trabalhos ditos braçais. As crianças desta geração cresceram contando com brinquedos que seus pais não tiveram como, por exemplo, videogames, TV a cabo, vários modelos de jogos e computadores. De certa forma, diz-se que a geração Y é aquela que contou com todas as facilidades que foram oferecidas pelos adultos, principalmente os seus pais.

Os jovens da Geração Y fazem múltiplas tarefas e estão acostumados a conseguir o que querem, e por isso mesmo lutam por bons salários desde cedo. Não é a toa que costumam trocar de emprego com certa facilidade do que a Geração X que a precedeu. Esta observa a geração Y como pessoas de futuro incerto e que demonstram total desinteresse pelas coisas.

Como desde pequenos estavam acostumados a realizar várias tarefas, agora que são adultos, não é muito diferente, pois com seus smartphones, acabam trabalhando em mais de um projeto ao mesmo tempo, além de conversarem com os seus amigos, acompanharem notícias em tempo real e prestarem atenção nas redes sociais.

Geração X, Y e Z

Os termos geração X, Y e Z são conceitos sociológicos que buscam compreender as pessoas nascidas em períodos diferentes. São conhecidos como Geração X aqueles que nasceram após o “Baby Boom”, ou seja, o período entre a década de 20 e década de 40 quando houve uma grande taxa de natalidade após a Segunda Guerra mundial.

Assim sendo, as crianças da Geração X são aqueles que nasceram no início de 1960 até o final da década de 1970, embora alguns teóricos incluam aí os nascidos até 1982. Esta geração passou pela fase hippie e viu surgir a internet, o computador e o celular. São aqueles indivíduos que tiveram que lutar para conseguir as coisas, e que muitos agora bem sucedidos resolvem largar tudo para viver de forma bem diferente e com mais tranquilidade.

A Geração Z é caracterizada pelo ato de zapear, que nada mais é do que a troca rápida entre uma coisa e outra: da TV para o computador ou mesmo uma visão de vida por outra. Como são os jovens nascidos após o ano de 1995, eles não conhecem (ou nem imaginam) o mundo sem internet, e por isso não diferenciam a vida online da offline.

Os jovens da Geração Z também são chamados de nativos digitais e não gostam de abrir mão do seu tempo livre. Preferem trabalhar em casa ao invés de passar muito tempo dentro de um escritório.

Geração Y no campo de atuação

Com a presença dos três modelos de gerações no mercado de trabalho, muitos empresários e empregadores são obrigados a se adaptarem à forma como cada um toma as suas decisões ou costuma trabalhar.

As pessoas que fazem parte da Geração Y são aquelas que preferem digitar a escrever, assim como utilizam mais emails para se comunicar do que cartas. Além disto, sempre estão em busca por novas tecnologias e informações atualizadas, assim como a solução rápida e fácil para diversos problemas. Gostam de utilizar computadores (mesmo que seja para ler um livro), e sua forma de comunicação, mesmo sendo com seus superiores é menos formal, pois que há maior interação e troca de conhecimentos.

Os profissionais da Geração Y são aqueles dotados de grande inteligência emocional e não misturam as situações, principalmente no ambiente de trabalho. São reconhecidos como excelentes colaboradores.

O significado de Geração Y está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Geração Y |