Significado de Geografia


O que é Geografia



Geografia é um substantivo feminino. O termo vem do Grego geographia, onde gea é “Terra” e graphia, quer dizer “estudo, descrição, escrita”.

O que é Geografia:

O significado de Geografia descreve a ciência que estuda o espaço humano, isto é, o espaço em que o ser humano vive e a relação com este espaço, seja em sentido físico, biológico ou humano. Etimologicamente falando, geografia é, portanto, o estudo da Terra.

É claro que a geografia é uma ciência antiga – os primeiros estudos nesse âmbito remontam a antiga Grécia, através do Heródoto. Durante o século V a.C., Heródoto, chamado também como o pioneiro da História, realizava viagens pelo mundo, descrevendo as paisagens e costumes por onde passava. Esses dados eram compilados e comparados para que ele pudesse criar teorias que explicassem as distinções entre os povos da antiguidade. Entretanto, o termo geografia apareceu somente no século III a.C., por meio de Eratóstones de Cirene (matemático, poeta, gramático, geógrafo, astrônomo e bibliotecário grego), que é conhecido por ter calculado com total precisão a circunferência da Terra.

Como ciência, a geografia só foi reconhecida no século XIX, graças a Friedrich Ratzel, intelectual alemão que fundou a primeira escola de pensamento geográfico: a escola determinista.

Para curiosidade, a geografia foi incluída como disciplina regular no século XIX, nos anos 70, na Prússia, para o ensino superior.

Assim, a geografia estuda o espaço geográfico, com o objetivo de entender a dinâmica do espaço produzido e transformado (de forma direta ou indireta) pelo ser humano. A geografia aborda o estudo da sociedade e da natureza, focando como ambas se relacionam e o processo que surge por consequência da organização do espaço terrestre.

Atualmente, a geografia é caracterizada pela riqueza e complexidade, afinal há diversas áreas, ramos de pesquisa e escolas que nasceram desta ciência. Há uma imensa preocupação na composição do espaço onde o homem vive e as formas de atuação do ser humano sobre este espaço – a influência que cada um promove ao outro e como melhorar a relação que é intensa.

Geografia física

A geografia física é uma vertente da geografia que faz o estudo do meio físico do planeta Terra, isto é, é a análise dos aspetos naturais do espaço geográfico, sendo que se observa a evolução, distribuição e a interação entre os elementos naturais e abióticos.

Dentro desta vertente, destacam-se as seguintes áreas:

  • Geomorfologia: é o estudo do relevo da Terra,
  • Climatologia: é o estudo do clima e do tempo,
  • Hidrologia: é o estudo da distribuição e propriedades da água (na atmosfera e na crosta terrestre).

Outros ainda são a glaciologia, a biogeografia, a paleogeografia e a edafologia.

Geografia humana

A geografia humana tem uma ligação extremamente forte com a geografia física, afinal esta se destaca por ser a ciência que pesquisa a associação entre os seres humanos e o meio em que habitam, assim como o próprio estudo da utilização do meio físico por parte dos seres humanos.

É de extrema importância a análise desta relação, pois o homem é tido como o maior agente modificador da superfície do planeta, através de atividades que visam suprir necessidades sociais – alguns exemplos de ações são a urbanização, a agricultura e a industrialização.

Geografia crítica

A geografia crítica, chamada também de geocrítica, é uma corrente/doutrina de pensamento que procura terminar com a visão de que a geografia é uma ciência neutra, em termos científicos.

Para os adeptos desta doutrina, a geografia deveria servir como uma crítica radical contra a sociedade capitalista, especialmente por razões espaciais e da maneira que os seres humanos se apropriam da natureza.

O significado de Geografia está na categoria Significados

O que você achou deste artigo ?

Geografia |