Gentileza é um substantivo feminino com origem no Latim gentilis, que significa “da mesma família ou clã”, de gens, que é “grupo de famílias definido no início da formação de Roma”.
O significado de Gentileza é a característica ou particularidade do que é amável, ou seja, é uma qualidade individual, um comportamento distinto que denota amabilidade, delicadeza. É o ato de ser gentil.
É um adjetivo que procura descrever a ação de bondade, denotando que a pessoa possui nobreza ou elegância.
Por exemplo:
“Marta sempre foi muito gentil com os outros.”
“Sua gentileza poderia inspirar qualquer pessoa.”
“Foi uma gentileza sua ter me esperado!”
A gentileza abre um leque quando trata-se de relacionamentos, pois cria laços mais humanos, promovendo a atenção e cuidado entre os outros, diminuindo os comportamentos negativos do atual mundo. É praticar um ato distinto, delicado e com real boa vontade.
Por exemplo: “O presidente frisou várias qualidades de um ser humano, em especial a gentileza, para que se deixe de lado as diferenças e que todos atuem como um só planeta.”
A gentileza, assim como outras qualidades, tais como a bondade, é espontânea, isto é, deve vir com naturalidade. Qualquer boa atitude que, por trás, esconda interesses ou intenções de obter algo em troca, não é verdadeira.
É fundamental que as crianças aprendam os valores desde cedo, não somente esperando o aprendizado da escola, mas também do próprio lar. Por isso, pode-se ensinar alguns comportamentos simples que podem ser praticados diariamente – e que sejam sinceros –, tais como: