Os Gauleses são povos celtas que viviam na Gália, cujo território corresponde atualmente à região da França, Bélgica e parte da Itália. Foram chamados de bárbaros pelos gregos e romanos - que assim denominavam todos os estrangeiros – e dividiam-se em povos. Segundo os estudiosos, chegaram a totalizar 44 quando houve a conquista romana.
Estima-se que o surgimento dos Gauleses reporta-se ao período da primeira Idade do Ferro (aproximadamente 800 a. C.), embora alguns arqueólogos já tenham feito ligações com a civilização celta de La Tène, esta que veio a desaparecer na Irlanda durante o período da Idade Média.
Os Gauleses tinham como característica a prática de salgar os alimentos como forma de conserva-los por mais tempo, como também desenvolveram a agricultura onde criaram uma espécie de ceifadeira rudimentar e uma grande caixa com rodas dentadas que era puxada por boi.
Todavia, o maior destaque que tiveram foi o artesanato com a produção de fivelas, broches, além das famosas peças de cerâmica e produção de instrumentos de ferro. É mérito dos Gauleses a invenção do sabão a base de cinzas, do sebo (geralmente empregado para se lavar os cabelos) e as bragas, uma espécie de antecessor da calça.
Devido ao contato com os druidas, é provável que tenham aprendido algumas noções da medicina, como por exemplo a cirurgia, já que foram descobertas em suas tumbas lancetas e escalpelos. Vale ressaltar que os Gauleses gostavam de geometria, astrologia e cálculo, pois sabiam que através dessas ciências se poderiam determinar com segurança os locais de cultos e criar os calendários.
No século III a. C., os Gauleses invadiram a Grécia, passaram pela Ásia Menor e ocuparam a região da Galácia. Porém, foram derrotados pelo Império Romano tanto na Gália Transalpina quanto na Gália Narbonense por volta do século II a. C.
De acordo com os relatos históricos, a derrota crucial aconteceu em 52 a. C., em Alésia, quando os Gauleses eram chefiados por Vercingetorix. Com a subjugação aos romanos, a língua gaulesa foi substituída pelo latim vulgar.
Foi através de Júlio Cesar em sua obra “De Bello Gallico” (ou Sobres a Guerra da Gália) que os gauleses tornaram-se conhecidos por outros povos.
Trata-se de uma série de histórias em quadrinhos que foi criada em 1959 pelos franceses: Albert Uderzo (1927 - ) e René Goscinny (1926 – 1977). O sucesso foi tão grande que em 2010 as vendas superaram a marca de 350 milhões de unidades em todo o mundo.
A história de Asterix é baseada no povo gaulês e, em grande parte, durante o período de liderança do chefe guerreiro Vercingetorix (80 a. C. – 46 a. C.) que liderou a grande revolta contra os romanos.
O personagem vive com seus amigos em uma pequena aldeia localizada em uma península da Armórica. Como os romanos exercem forte domínio, os habitantes precisam contar com o auxilio de uma poção mágica que lhe concede força e poder.
O significado de Gauleses está na categoria Significados