Gato escaldado tem medo de água fria é um ditado popular brasileiro.
O significado de Gato escaldado tem medo de água fria indica situações em que uma pessoa sofre com algo quando esta o realiza e aprende/decide nunca mais fazer algo que poderá proporcionar os mesmos resultados.
Isso quer dizer que quando um indivíduo passa por uma situação ruim (uma experiência ou mesmo um momento ruim que o machuca), ele evitará para que isso não aconteça de novo, criando instintivamente uma defesa contra qualquer situação semelhante – é basicamente uma barreira.
Essa ideia é, por um lado, muito válida, pois indica que a pessoa aprendeu com a experiência vivida e acabou proporcionando ensinamentos.
Por exemplo:
“Já aprendi a lição uma vez, então ele não vai contar com minha ajuda novamente. Gato escaldado tem medo de água fria, não é?”
“A separação foi tão desagradável e problemática que resolvi seguir o ensinamento de gato escaldado tem medo de água fria: não pretendo mais casar!”
A origem deste ditado aborda que se o gato um dia acabou se escaldando, ele nunca mais vai querer tomar banho. Isso tem muito sentido, pois um fato interessante é que os gatos possuem pavor de banho. Quando um gato se escalda, isto é, cai água quente nele, ele fugirá até mesmo de água fria, já que para ele não há diferença, somente o medo de ser escaldado novamente.
Na língua inglesa, há também um ditado que possuem o mesmo sentido que “gato escaldado tem medo de água fria”, correspondendo-se a “once burned, twice shy”, que, traduzindo-se, significa “uma vez queimado, duas vezes tímido”. Há ainda outra variante: “once bitten, twice shy”, que, traduzindo-se, significa “uma vez mordido, duas vezes tímido”.
A ideia é a mesma: se alguém passou por uma má experiência, ela não vai querer repetir a dose, isto é, uma experiência já foi o suficiente.
O significado de Gato Escaldado Tem Medo De água Fria está na categoria Significados