Garrida é um substantivo e adjetivo feminino, além de ser flexão do verbo “garridar” (2ª pessoa do singular do Imperativo Afirmativo e 3ª pessoa do singular do Presente do Indicativo). O termo vem do Latim garrire, que significa “piar alegremente, chilrear”.
O significado de Garrida serve para definir algo que está enfeitado, com muitos adornos e exuberância; que é gracioso e elegante.
Ou seja, garrida quer dizer alegre ou graciosa, que é vistosa, que faz com que sua beleza chame a atenção, independentemente de ser por conta de sua ornamentação ou de uma característica peculiar presente.
Exemplo:
“Estas cores garridas combinaram perfeitamente com seu tom de pele.”
“As garridas flores do meu jardim estão florescendo lindamente.”
Garrido é o masculino da palavra garrida.
Como substantivo, garrida é o termo utilizado para determinar uma sineta ou um sino de tamanho pequeno.
Outro significado como substantivo para garrida é uma roda de ferro que auxilia na locomoção de um determinado objeto quando esta é posta debaixo de grandes blocos de pedras.
Embora a palavra garrida não seja comumente utilizada na linguagem do dia a dia (linguagem coloquial ou informal), ela aparece no Hino Nacional do Brasil, no seguinte trecho da música:
“Do que a terra mais garrida..."
Nesse caso, garrida é um adjetivo que quer expressar o que é gracioso ou alegre. Neste trecho do Hino Nacional Brasileiro, pode-se notar que algumas palavras estão entre aspas para mostrar que foram retiradas de um poema de autoria de Gonçalves Dias, “Canção do Exílio”.
O significado de Garrida está na categoria Significados