Originária da China, a Gardênia, é uma planta ornamental que se destaca pela beleza de suas flores brancas e que com o passar do tempo vão assumindo uma tonalidade creme em suas pétalas.
Pertencente a famílias das rubiáceas o nome científico da espécie de gardênia mais comumente encontrada é gardenia jasminoides, também conhecida como jasmim-do-campo. Além dessa variedade existem pelo menos cerca de duzentos e cinquenta espécies.
A flor foi batizada por Carl Linnaeus em homenagem a Alexander Garden (1730-1791), um naturalista escocês.
Uma flor de gardênia, colocada em um copo com água, pode exalar um perfume intenso e agradável por alguns dias. Esse agradável perfume exalado pelas flores da gardênia dá um ar de tranquilidade a qualquer ambiente, o que qualifica a planta a ser cultivada em locais onde exista um fluxo grande de pessoas. O encanto proporcionado por seu perfume já serviu também de inspiração a compositores.
Um dos principais requisitos para o cultivo de gardênias é a atenção ao fato de que esse tipo de cultura precisa crescer em solos ácidos compostos de ferro e com humidade abundante. Elas podem ter uma altura média de 2 metros, dependendo das espécies. O período mais adequado para o cultivo da gardênia são as estações primavera e outono.
Pessoas usam dar gardênias para demonstrar a outras pessoas os seus sentimentos para com elas, e isso se dá devido a carga simbólica que carregam as gardênias. A gardênia pode simbolizar um amor platônico, mas também delicadeza, doçura e sinceridade.
As folhas da gardênia não caem no outono e trazem uma cor verde escura com um brilho muito característico. Motivo que faz da gardênia uma planta muito apreciada por cultivadores de jardim. Em recepções de casamento sua utilização também costuma ser bastante requisitada.
Por ser uma planta que se adapta muito bem a climas tropicais e subtropicais a gardênia combina bastante com o tipo de clima que encontramos no Brasil, sobretudo nas regiões onde a temperatura é mais amena.
Na indústria algumas espécies de gardênia são muito utilizadas. De determinados tipos de gardênia extrai-se uma polpa amarela dos frutos que é utilizada na fabricação de corantes.
Existe uma lenda que se refere a história do sultão do Império Otomano do século XVI, Solimão, o Magnifico, em que conta-se ter o sultão o costume de distribuir sementes de gardênia todos os dias em seu harém. O objetivo seria o de incentivar o cultivo da gardênia para que com seu perfume tranquilizante imperasse a paz e a harmonia entre as suas inúmeras mulheres.
Gardênia Oliveira
Gardênia Oliveira é o nome de um blog, hospedado na plataforma blogger, que trás diariamente informações diversas, notícias, música, entretenimento e etc. Tratando especialmente de temas ligados ao estado do Rio Grande do Norte.
Restaurantes Gardênia
Gardênia é também o nome de uma rede de restaurantes do estado de São Paulo que está em atividade desde o ano de 2005. A rede conta com três estabelecimentos, Gardênia Alphaville, Gardênia Pinheiros e Gardênia Montevideo. Os restaurantes pertencem a família Moraes que também é proprietária da Fazenda São Domingos.
O significado de Gardênia está na categoria Significados