Gardenal é o nome comercial de um medicamento barbitúrico cujo princípio ativo é o fenobarbital. Na linguagem popular, o significado de gardenal é remédio para “loucura”. No miniblog Twitter, gardenal é utilizado largamente com este sentido, quando se quer dizer que outra pessoa é maluca. Gardenal é também o sobrenome de uma família italiana que veio para o Brasil no início do século XX.
O medicamento Gardenal atua no Sistema Nervoso Central e é prescrito como anticonvulsivante e sedativo para pacientes com epilepsia ou convulsões de outras origens. Seu uso é controlado e só pode ser comercializado mediante retenção de receita.
O remédio Gardenal pode causar dependência. Por isso se faz necessário o constante acompanhamento médico e a retirada deve ser feita de forma gradual. Caso o uso do medicamento seja interrompido bruscamente, pode haver piora nas crises convulsivas. A associação de Gardenal com álcool é proibida, mesmo que em pequenas quantidades.
Gardenal – para que serve?
Gardenal é um medicamento para o tratamento e a prevenção de convulsões. Não existe nenhuma relação entre o uso de Gardenal e “loucura”. Até mesmo porque a própria definição de “loucura” é quase impossível de se realizar e todas as tentativas feitas neste sentido se mostram preconceituosas.
Existem muitos distúrbios psicológicos, mas em nenhum caso um médico classificaria uma pessoa como “maluca”.
O senso comum está cheio de informações erradas, imbuídas de desrespeito e preconceito. Pode parecer uma piada referir-se a alguém como louco e dizer que alguém precisa de Gardenal, Diazepam, Prozac, porém é sempre bom ressaltar que nenhum ser humano está completamente imune a nenhum mal que possa atingir a saúde do corpo e da mente.
O significado de Gardenal está na categoria Significados