Gaia vem da mitologia grega e pode ser entendido como a mãe-terra criadora de toda a vida.
O significado de gaia é conhecido também como a Grande Mãe, por ser a mãe de todos os deuses gregos. O nome da deusa grega foi usado em alguns eventos importantes, e assim, interessantes significados e aspectos desses eventos explicam o uso do nome da deusa da mitologia grega Gaia.
Gaia ou Géia, como também pode ser chamada, é o nome dado pelos gregos para a deusa Gaia, que representa a fertilidade do planeta na mitologia grega e tem o significado oriundo da palavra grega Ge, que quer dizer “Terra”.
Os gregos davam nomes aos planetas baseados nos deuses na qual acreditavam, e Gaia, que necessária, primordial e poderosa, foi um dos primeiros elementos no ato da criação e geração da vida.
Mesmo após a deusa Hera, mulher de Zeus, ter ficado no lugar de Gaia como a mais importante deusa do Olimpo, os nomes das deusas gregas e seus significados não mudaram, Gaia continuou sendo a representante e o significado para Terra.
Após o Império Romano dominar toda a Grécia, eles usaram a mesma forma que os gregos para nomear planetas com nomes de divindades.
Os romanos colocaram nomes de divindades em planetas que tinham o mesmo sentido de divindades gregas já nomeadas, como por exemplo, Marte, o deus romano da guerra, que tem o mesmo sentido que Ares, o deus grego da guerra. Então, o planeta representado por Ares passou a ser representado por Marte.
Como na mitologia romana não existia uma divindade como Gaia, os romanos usaram uma palavra do latim para representar e batizar nosso planeta, e foi a palavra “Terra”, que quer dizer exatamente terra.
A partir da oficialização dos romanos para o nome do planeta ser Terra, todos os textos oficiais que nos identificam como habitantes deste planeta, chamam-no e Terra.
É uma teoria bastante controversa que diz que o planeta Terra é um único ser vivo, ou um organismo vivo gigantesco, capaz de auto sustento e reciclagem, mantendo o ciclo da vida na Terra devido à intima ligação entre as estruturas físicas do planeta.
A hipótese de Gaia, como era chamada antes, mas agora reconhecida como teoria cientifica, foi feita pelo cientista inglês James Lovelock, que depois teve ajuda da bióloga dos Estados Unidos Lynn Margulis ao fortalecer a teoria com mais dados científicos que hoje são considerados indispensáveis.
A teoria ganhou o nome da deusa grega Gaia pelo fato de ela ser um poderoso e gigantesco ser vivo gerador de todas as formas de vida na mitologia grega (a própria Terra ou sua personificação), assim como James Lovelock e Lynn Margulis afirmaram que é o planeta Terra.
É uma imponente missão produzida e comandada pela ESA (Agencia Espacial Europeia), que lançou um foguete com um satélite em 19 de Dezembro de 2013 e terá concluído seu objetivo em 2019, cinco anos e meio após seu lançamento.
O nome da deusa grega foi dado a essa missão por causa de sua importância e objetivo, que é o estudo da origem e evolução da nossa e outras galáxias, além de criar um mapa de precisão extrema e tridimensional, que mapeará locais ainda não alcançados por outros satélites.
A missão coleta todos os dados que vêm adquirindo sobre as galáxias, e os enviará para que possam ser acessados.
É importante se manter online e saber mais sobre este evento, pois como já foi confirmado, há notícias de que informações e dados da missão podem ser entregues ainda esse ano.
O significado de Gaia está na categoria Significados