Funk é o nome dado ao gênero musical originado nos Estados Unidos através da mistura entre o jazz, o soul e o rhythm and blues. Dessa junção, surgiu uma música rítmica e dançante, onde se predomina a percussão, poucos acordes e letras rimadas simples.
O cantor norte-americano James Brown (1933 – 2006) é considerado um dos maiores expoentes do funk e por muitos reconhecido como padrinho do ritmo devido ao conceito que desenvolveu sobre o groove, cujo nome dado foi “The One”, uma vez que o seu apoio rítmico era dado no primeiro tempo.
Dá-se o nome de bailes funk ao tipo de festa em que pessoas se reúnem para ouvir e dançar músicas deste estilo. Por ora, funk ostentação é uma vertente criada por cantores do gênero para exibir dinheiro, poder e conquistas com relativo esnobismo.
No Brasil, o funk ganhou maior expressão no Rio de Janeiro, em especial nas favelas cujos jovens são seus maiores adeptos. Ele difere-se do funk americano, pois desde a década de 1970 que DJs começaram a buscar por novas experiências e misturas de ritmos e batidas.
A maior explosão aconteceu na década de 1990 com os raps e “melôs” que falavam da realidade da favela, dos preconceitos e dificuldades financeiras.
A partir da década de 2010, o funk começou a se misturar com outros ritmos, como o sertanejo, recebendo assim a denominação funknejo, cujas parcerias musicais envolvem um MC e um cantor ou dupla sertaneja.
Como exemplo tem-se a música “Esqueci como namora” com a dupla Maiara e Maraísa e Nego do Borel.
É o nome de uma banda paulista que mistura ritmos como samba-rock, música latina e black music. A banda surgiu em 1998 e continua em atividade.
O significado de Funk está na categoria Significados