Fúlgidos é o plural de fúlgido – que é um adjetivo masculino. Sua origem vem da palavra em Latim fulgidus, que vem de fulgere, que significa “brilhar, emitir luz forte”.
O significado de fúlgidos serve para descrever algo ou alguma coisa que fulge, isto é, que é brilhante, cintilante, reluzente, candente, radiante ou resplandecente.
Ou seja, fúlgido é aquilo que emite ou reflete luz, que brilha excessivamente.
Por exemplo: “Seus cabelos fúlgidos chamaram a atenção de vários homens que por ali passavam.”
Na língua portuguesa, existe o verbo fulgir (verbo intransitivo e verbo transitivo direto) que também traz o sentido de resplandecer. No sentido figurado, o verbo pode trazer a ideia de realçar, iluminar, tornar-se incomum ou sobressair.
Por exemplo: “A inteligência daquele pequeno garoto fulgia em todos os programas que ele aparecia.”
O exemplo mais comum da palavra fúlgidos está presente no Hino Nacional Brasileiro, criação de Joaquim Osório Duque Estrada e música de Francisco Manuel da Silva:
"...e o sol da liberdade, em raios fúlgidos..."
Os “raios fúlgidos” presente na letra do Hino Brasileiro se refere ao “sol da liberdade”, que são brilhantes. O adjetivo fúlgido foi utilizado de modo que não ocorressem repetições em relação a palavra “brilhou”, que está na linha seguinte.
A letra do hino garante diversas interpretações, principalmente pela riqueza de palavras. Nesse caso, o sol da liberdade que brilhou em raios fúlgidos indica a independência do Brasil, não sendo mais necessário depender de Portugal e não estar mais nas garras do colonialismo imposto.
O significado de Fúlgidos está na categoria Significados