Fugaz é uma palavra que tem origem no latim, mais precisamente no termo fugax. Na língua portuguesa é classificada como adjetivo de dois gêneros, no plural, fugazes, e possui como sinônimos as palavras breve, ligeiro, passageiro.
Fugaz é uma palavra que serve para se referir a algo veloz, que corre com rapidez, foge rapidamente. No sentido figurado, o significado da palavra fugaz é algo efêmero, transitório.
“Queria muito cuidar daquele gato, mas ele é fugaz e se esconde muito bem, mas qualquer dia desses, eu o acho”.
A palavra fugaz representa ações rápidas, ligeiras, passageiras, e por isso está associada aos verbos fugir e escapar. A palavra fugitivo tem sua origem no termo fugaz, justamente por representar estes dois verbos e também por causa de fugaz significado.
Na língua portuguesa, a escrita correta do termo é fugaz e não fulgaz como algumas pessoas costumam escrever, pois a grafia segue o mesmo padrão da palavra que a deu origem fugax.
Várias representações artísticas fazem uso do termo. Uma das mais famosas é a peça teatral “Sonho de uma noite de verão” escrita por William Shakespeare. Em um trecho diz: "o amor é sincero, ainda não engana e é enganado, mas imagina-se ser firme e constante, e torna-se frágil e fugaz". Outra representação artística que utiliza o termo é a música. O exemplo mais conhecido é a música “Apenas uma noite de amor” do cantor Lulu Santos, na frase que diz: “Eu acho tão bonito isso/ de ser abstrato baby/a beleza é mesmo tão fugaz”. Uma referência ao fato da beleza ser passageira, rápida.
O significado de Fugaz está na categoria Significados