Frustração é um substantivo feminino. A palavra tem origem na palavra em Latim frustrari, que significa “enganar, fazer errar”, que vem de frustra, que significa “erro, ato feito em vão” – relacionado também com o termo fraus, que significa “mentira”.
Frustração é um sentimento que ocorre quando alguma coisa que era esperada não aconteceu.
Ou seja, o significado de Frustração é o ato ou efeito de se frustrar, é o sentimento que acomete uma pessoa quando esta não conseguiu realizar um desejo, uma vontade. Para deixar mais claro, frustração é a reação de uma expectativa que não é correspondida.
A gravidade da frustração está inteiramente relacionada com o grau de expectativa – quanto maior a expectativa (quanto mais importante for o objetivo), maior será a frustração.
A frustração pode ter causas internas – como, por exemplo, a falta de autoestima ou confiança, assim como pavor de situações sociais – e externas, tendo como exemplo a própria falta de dinheiro ou problemas de congestionamento no trânsito.
Normalmente, a frustração é comparada com a raiva, pois proporciona sensações de desgosto, tensão interna, tristeza e aborrecimento – e, em certas pessoas, desespero. Nesse caso, a frustração se torna sinônimo de termos como: insucesso, insatisfação, desilusão, fracasso, revés, desencanto, decepção e desapontamento.
Frustrado é um substantivo masculino que designa um indivíduo que não conseguiu realizar seu objetivo, sua ambição, seu desejo.
Já como adjetivo, o termo frustrado serve para classificar alguém que frustrou-se, que teve suas expectativas não realizadas, não obteve êxito, é inútil, fracassado. Tem como sinônimos: malogrado e gorado.
Por exemplo: “Paulo é um indivíduo frustrado, pois se considera imperfeito em tudo que faz ou desenvolve.”
“O projeto inteiro foi frustrado pela falta de responsabilidade da turma.”
Frustrada é a palavra usada para o sexo feminino.
Na área da Psicologia, o sentimento de frustração é associado à ausência de uma satisfação muito importante.
Nesse caso, a frustração para essa área é vista como uma síndrome, tendo seus mais diversos sintomas relacionados a desintegração emocional. Uma pessoa com frustração pode estar sujeita a distintos níveis, assim como por diversas causas e, obviamente, múltiplas consequências.
A frustração pode causar impactos que variam conforme a personalidade e pelas variáveis pertinentes sobre o sujeito, que são complicadas de controlar. De todo modo, a frustração é um sentimento que pode ocasionar variados problemas psicológicos – virando uma patologia que exigirá a procura por ajuda profissional.
Um exemplo que pode ser abordado é a frustração de um filho único ao saber que sua mãe está grávida novamente e que lhe dará um irmão/irmã. A criança pode se sentir com ciúmes, tornar-se agressiva e pode-se recomendar procura psicológica para auxiliar a criança nesse importante momento.
O significado de Frustração está na categoria Significados