Frugal é um adjetivo de dois gêneros. O termo vem do Latim frugalis, que é derivado de fructus, que significa em sua conotação “resultado, valor, sucesso”.
O significado de Frugal indica aquele que é comedido, simples e modesto.
Frugalidade é a qualidade de ser frugal, isto é, é aquela pessoa que valoriza o que já tem, que não desperdiça recursos materiais, que é prudente e econômica ao usar esses recursos – tanto quando estão em alta ou baixa quantidade. Exemplos simples são a comida, o dinheiro, etc.
Frugal designa um indivíduo que evita o desperdício, assim como a extravagância e o esbanjamento – assim, extrai o máximo de utilidade das coisas que já possui.
Diz-se, portanto, que frugal é sinônimo dos termos: poupador, prudente, econômico, moderado, contido, sóbrio e parco.
Para a ciência comportamental, a qualidade de ser frugal indica uma tendência que uma pessoa tem em adquirir bens e serviços de maneira contida; além da tendência de utilizar os bens, recursos e serviços econômicos para chegar em um resultado a longo prazo.
Exemplos de estratégias de frugalidades são a redução de resíduos, escolhendo alternativas sem custo, contendo hábitos considerados dispendiosos, entre outros.
O termo frugal também pode dizer respeito a frutos, cuja alimentação se faz a partir de frutos.
Por extensão e no sentido figurado, a palavra frugal também pode se referir a que não precisa de muito para se sentir satisfeito, bem como o que se expressa com sobriedade.
Frugal e fulcral não possuem o mesmo significado. Fulcral se refere a fulcro, que quer dizer uma base ou ponto de apoio).
O significado de Frugal está na categoria Significados