Frevo é uma mistura de dança e ritmo musical típicos do carnaval popular de Pernambuco.
A palavra Frevo vem da expressão “Ferver” que na linguagem popular, principalmente nordestina, é pronunciada “frever” e isso dá sentido ao ritmo quente e agitado originário do estado de Pernambuco.
O Frevo nasceu na Cidade do Recife, capital do estado de Pernambuco e representa uma manifestação do carnaval popular do estado.
O ritmo musical tem influências da polca russa e surgiu primeiramente a partir das composições de marchinhas de carnaval que embalaram os foliões dos antigos blocos carnavalescos.
O ritmo do frevo é dividido em 3 gêneros musicais:
O Frevo de Rua: utiliza notas agudas e é executado exclusivamente por instrumentos musicais de sopro, como: trombones, trompetes e pistão. É um estilo estritamente instrumental. Geralmente mais acelerado e frenético e também o mais executado.
O Frevo de Bloco: surgiu a partir das serenatas de carnaval com a introdução de instrumentos de corda como: violão, banjos e cavaquinho e também instrumentos de percussão como variação do fervo de rua.
O Frevo Canção: utiliza instrumentos de percussão, sopro e cordas e é cantado. Esse é um ritmo mais lento que os tradicionais, como no caso das marchinhas.
O hino do clube “Vassourinhas” do Recife é o Frevo mais conhecida do mundo, considerado pelos pernambucanos como segundo hino do estado, tamanha sua popularidade.
A dança frevo surgiu no século XIX e mistura elementos de ballet clássico russo e danças populares como a capoeira e o maxixe, em passo verdadeiramente acrobáticos com rodopios, saltos e gingados.
Existem mais de cem passos diferentes de frevo catalogados nos quais os “dançarinos de frevo” parecem flutuar, mas é preciso muita técnicas e treino para que saiam perfeitos. Eles conseguem executá-los enquanto seguram pequeno guarda-chuva do frevo colorido chamado de “sobrinha de frevo”, acessório também muito conhecido e associado a essa dança.
Como é natural do carnaval popular, a maioria das composições são feitas por famílias ou até mesmo pela comunidade. É comum cada cidade ou bairro festejar o carnaval sem trios elétricos ou escolas de samba, apesar de muitas vezes utilizarem esse tipo de elemento para compor as comemorações.
O carnaval de Pernambuco é considerado o melhor carnaval do mundo e na cidade de Olinda se concentra o maior numero de blocos carnavalescos do estado.
Como o Frevo é uma das maiores manifestações da cultura popular brasileira, se tornou Patrimônio Imaterial da Humanidade em 14 de setembro 2012, título concedido pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura).
Por esse motivo, no Brasil no dia 14 de setembro é comemorado o Dia do Frevo.
O significado de Frevo está na categoria Significados